Quais remédios não podem entrar na Europa?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 3 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Não é proibido levar medicamentos para a Europa, já que muitas pessoas dependem de remédios para manter o organismo funcionando perfeitamente. Além disso, há casos em que a viagem de avião pode provocar náuseas ou dores de cabeça e ninguém será impedido de contar com itens que ofereçam conforto nessas situações.

Sim. Como dissemos, você pode levar seus medicamentos habituais para Portugal, portando a prescrição médica assinada pelo médico e provas de que precisa da medicação. Além disso, as regras sobre o que não pode levar no avião devem ser respeitadas.

A dipirona é um dos analgésicos/antipiréticos mais utilizados no Brasil. Entretanto, devido às suspeitas de causar agranulocitose, esse medicamento foi retirado do mercado de mais de 30 países, incluindo: Estados Unidos, Japão, Austrália, e grande parte da União Europeia.

Não é proibido levar medicamentos para a Europa, já que muitas pessoas dependem de remédios para manter o organismo funcionando perfeitamente. Além disso, há casos em que a viagem de avião pode provocar náuseas ou dores de cabeça e ninguém será impedido de contar com itens que ofereçam conforto nessas situações.

O Nimesulida é um anti-inflamatório muito receitado no Brasil, entretanto, na Europa e Canadá ele é proibido.

De acordo com a Agência Nacional de Avião Civil – ANAC, você pode transportar medicamentos de uso contínuo na bagagem de mão, desde que esteja com a prescrição médica (se possível, também em inglês) no nome do passageiro e de acordo com as determinações da autoridade aduaneira do seu país de destino.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que os produtos Slimex, Yohimbe 500 mg cápsula e Japan Tengsu são considerados medicamentos ilegais, por conterem substâncias destinadas ao tratamento da disfunção erétil.

Todo remédio deve estar dentro de uma embalagem plástica, transparente e bem fechada. A embalagem original do medicamento deve ser mantida. Frascos e embalagens de no máximo 100 ml. O total de líquidos não pode exceder 1 litro.

A dipirona está no mercado mundial há mais de 90 anos, sendo comercializada em mais de 100 países, entre eles a Alemanha, Espanha, Rússia, Índia, Israel, Argentina e México (Arellano e Sacristan, 1990; Maluf, Hamerschlak et al., 2009).

No Brasil e em Portugal, a nimesulida já é vendida como medicação genérica, sendo muito fácil encontrá-la nas farmácias. Em relação aos nomes comerciais disponíveis no mercado, os principais são: Arflex Retard (Diffucap Chemobras).

Como levar remédios em viagens de avião: podem ir na bagagem de mão?

  1. os remédios devem estar dentro da embalagem original e também de um saco plástico (de preferência em estilo zip lock), transparente e lacrado;
  2. os frascos devem conter no máximo 100 ml;
  3. líquidos devem respeitar o limite de 1 litro.

Medicamentos: é possível que lhe peçam uma receita médica que certifique seu uso durante sua viagem, considerando horas de voo e conexões. Alimentos infantis: sempre que viaje com menores. Alimentos dietéticos: que sejam para uso durante o voo e suas quantidades sejam de acordo ao tempo de duração da viagem.

Os remédios podem ir na mala de mão? Sim, os remédios podem ir na sua mala de mão. Não existe nenhum tipo de restrição a remédios, tanto livres como controlados, em forma de comprimidos ou pílulas para serem transportados na mala de mão.

Quanto aos medicamentos, somente são permitidos os necessários para uso pessoal, que devem ser acompanhados de uma cópia da receita ou do relatório médico.

A regra geral é que são permitidos medicamentos a bordo da aeronave, ou seja, os remédios podem, e acima de tudo, devem ir em sua bagagem de mão.

Receita médica
Caso o destino da viagem seja o hemisfério Norte, é preciso atenção porque é proibido o uso da dipirona – analgésico e antitérmico –, bastante usada no país. Além disso, alguns países exigem prescrição médica para a compra de anti-inflamatórios, que têm venda liberada no Brasil.

Uma dúvida recorrente entre as mulheres é se pode levar anticoncepcional nas viagens internacionais. A resposta é: deve! Esse é um tipo de medicamento bastante controlado no exterior, especialmente na Europa. Para comprar nas farmácia é necessário ter receita médica válida no país.

Uma dúvida recorrente entre as mulheres é se pode levar anticoncepcional nas viagens internacionais. A resposta é: deve! Esse é um tipo de medicamento bastante ... A embalagem plástica deve ser apresentada para inspeção visual no ponto de inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma ...

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos (cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos)