Quais remédios não pode tomar com lítio?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

À semelhança de outros fármacos utilizados para esta especialidade, o Carbonato de Lítio pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes.

  • Haloperidol. ...
  • Carbamazepina. ...
  • Bloqueadores de canal de cálcio. ...
  • Metronidazol. ...
  • Fluoxetina. ...
  • Bloqueadores neuromusculares. ...
  • Anti-inflamatórios não hormonais. ...
  • Outros.

Tem 3 indicações do lítio bem utilizadas: para estabilização do humor, inibir ideações suicidas (é o único que faz isso, segundo a literatura médica) e potencializar o efeito antidepressivo quando se usa conjuntamente com um antidepressivo.

CONTRA-INDICAÇÕES
O Carbolitium® (carbonato de lítio) não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças renais e cardiovasculares, em indivíduos debilitados ou desidratados, em quadros de depleção de sódio, em indivíduos com uso de diuréticos, pois o risco de intoxicação se eleva nestes pacientes.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio? A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

O lítio é o medicamento de primeira escolha no tratamento de transtorno bipolar, sendo o agente que mais possui evidências como tratamento de manutenção. É eficaz na prevenção de recaídas de mania mais frequentemente que de depressão, porém, apresenta efeito antidepressivo e reduz o risco de suicídio.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

Sim, sem problema.

Não se deve interromper o uso do lítio sem a devida orientação médica. Além disso, há outras opções além dos anti-inflamatórios não hormonais para o tratamento de faringite, como os corticóides e os analgésicos. Dessa forma, pergunte a seu médico quais são as suas possibilidades terapêuticas para o caso concreto.

Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.

A ação do lítio ocorre no interior dos neurônios, em substâncias conhecidas como segundos mensageiros. Tal ação estabiliza os impulsos elétricos cerebrais, modulando o excesso de descarga neuronal, mecanismo subjacente ao descontrole do humor.

A Lamotrigina é um estabilizador de humor - porém com propriedades antidepressivas - e não promove ganho de peso.

O Litio pode causar: intoxicação, hipotireoidismo ou disfunção renal ou nefrotoxidade. Por isso o uso do Litio deve ser sempre supervisionado, o nível do remédio deve ser acompanhado em seu sangue através do exame de sangue(litemia) e sob acompanhamento psiquiátrico regular. Abraço e boa sorte!

O litio deve ser monitorado e se manter numa faixa ideal de concentração no sangue (0.6-1.2). Caso haja níveis elavados para tolerancia do organismo, ha possibilidade de tremores, desequilíbrio, sedação, nauseas, diarreia, espasmos musculares, torpor e ate como em casos extremos.

A linha entre eficácia e toxicidade pelo Lítio é muito tênue. Procure tomar bastante líquido, pois a desidratação pode aumentar a toxicidade por esse medicamento. Contudo, Litio é um estabilizador do humor maravilhoso e com os devidos cuidados, bastante seguro também.

Tomar o lítio com as refeições ou mais vezes em doses mais pequenas, pode ajudar. A cafeína pode agravar o tremor, assim devem evitar-se bebidas e medicamentos contendo cafeína (café, chá, cola).

Mudanças bruscas e incompreensíveis no humor
As mudanças no humor são as mais características do transtorno e podem ocorrer com frequência ou não, variando na intensidade e nos episódios. Por isso, essas mudanças são extremas e bruscas, sem motivo aparente ou justificável.