Quais remédios foram retirados do mercado?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Páginas na categoria "Fármacos retirados do mercado"

  • Adrafinila.
  • Alfa-Etiltriptamina.
  • Alfametiltriptamina.
  • Alisquireno/valsartana.
  • Aminoglutetimida.
  • Azatadina.

Através do site da empresa, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), outros profissionais de saúde e do mercado farmacêutico, ou através da lista da Anvisa. Além da obrigatoriedade imposta à empresa para comunicar as descontinuações à população, a Anvisa também se compromete a divulgar essas decisões.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (23) a interdição e o recolhimento de lotes do medicamento losartana, usado no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca. O princípio ativo é um dos mais utilizados contra estas doenças no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento Evusheld (Tixagevimabe + Cilgavimabe).

A medida foi tomada depois que a "Food and Drug Administration", (FDA), dos Estados Unidos, constatou que a substância vinha provocando adversos FATAIS em usuários americanos (hemorragia cerebral).

Houve uma diminuição de 31% no orçamento previsto para o Programa Médicos pelo Brasil; 65,7% a menos para o programa Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde; 63% a menos para a Alimentação e Nutrição para a Saúde; 53,5% a menos para Educação e Formação em Saúde, 60% a menos para a Saúde Indígena e 55% ...

Uma das mudanças no Novo Farmácia Popular é para o público geral: além de hipertensão, diabetes e asma, que já são oferecidos de graça, os remédios para osteoporose e anticoncepcionais também serão gratuitos, para todas as pessoas.

São eles: antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários (vermífugos ou os endectocidas, que são as ivermectinas), matabicheira, pomadas, principalmente para uso terapêutico, produtos para tratamento de cascos, mosquicidas, carrapaticidas, suplementos vitamínicos e minerais e, por fim, antitóxicos.

O médico explica que são considerados de “segunda linha” aqueles medicamentos que podem ser utilizados, mas às vezes necessitam de dose maior ou apresenta efeitos colaterais que precisam ser monitorados — enquanto os remédios de “primeira linha” são aqueles com melhor efeito comprovado com menor efeito colateral.

Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina. Gonçalves avisa que antialérgicos mais antigos, como hidroxizina, prometazina e dexclorfeniramina, costumam causar efeitos colaterais como sonolência, aumento da fome e secura de boca e olhos.

A desorganização do sistema de produção da indústria farmacêutica se soma com a atual recessão por conta da covid-19 e, quando não falta matéria-prima, faltam frascos, vidros, blister, conta-gotas. É uma fase que nos preocupa muito. Há uma dificuldade enorme de fazer aquisições”, explicou a gestora da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (23 de junho) a interdição e o recolhimento de centenas de lotes de medicamentos que usam o princípio ativo losartana, o mais popular no Brasil e no mundo no tratamento da hipertensão.

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

A Prati-Donaduzzi informou fazer o recolhimento "dos lotes do medicamento genérico losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimido revestido" após ordem da agência. A empresa ressaltou que eles foram fabricados antes de outubro de 2021, e os lotes subsequentes à data "estão em condições totalmente adequadas e seguras".

EMS, Medley e Neo Química dividem a vitória no segundo ano da pandemia.

Os remédios da Sanofi Medley com Losartana foram recolhidos preventivamente devido à "presença de impurezas mutagênicas nos produtos". Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula.

Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição — Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati — apenas alguns lotes foram afetados. O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa.

Efeitos colaterais do Decongex Plus
Efeitos gastrintestinais: Náuseas e vômitos. Efeitos neurológicos: Dor de cabeça e vertigem.

Efeitos Gastrointestinais: Secura da boca, nariz e garganta; Efeitos Neurológicos: Sonolência, diminuição dos reflexos, insônia, nervosismo e irritabilidade; Efeito Oftálmico: Visão turva; Efeitos Respiratórios: Espessamento das secreções brônquicas.

A estimativa é de investir R$ 712 milhões no programa em 2023. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou os benefícios que profissionais formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) terão acesso com o programa.