Quais remédios causam obstrução intestinal?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Medicamentos que podem causar constipação

  • Medicamentos opióides para dor.
  • Agentes anti-colinérgicos.
  • Antiespasmódicos.
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio.
  • Medicamentos para Parkinson.
  • Simpaticomiméticos.
  • Antipsicóticos.

Os primeiros sintomas são os gases e a distensão abdominal. O quadro pode se agravar e dar origem a inflamações, lesões ulcerosas, bolsas (divertículos) e, nos casos mais sérios, o próprio câncer de cólon e reto.

O tratamento, no caso de uma obstrução parcial leve, é feito através da administração de líquidos na veia ou até por meio de uma sonda que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão. Além disso, o paciente deve ficar em jejum até que o problema seja resolvido.

Os principais sintomas de obstrução intestinal são:

  1. inchaço pronunciado do abdômen;
  2. dores abdominais;
  3. redução do apetite;
  4. náuseas e vômitos;
  5. diarreia;
  6. prisão de ventre;
  7. excesso de gases.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

As fibras ajudam a aumentar o volume das fezes e facilitam a eliminação das mesmas. Outra medida importante é beber bastante água e outros líquidos saudáveis, como sucos naturais (laranja, mamão, ameixa) e chás. A hidratação adequada é fundamental.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar .

Bisacodilo

Bisacodilo. O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação.

Parar de evacuar e de eliminar gases são os sintomas mais comuns da obstrução intestinal. No entanto, caso a obstrução seja parcial, é provável que ocorra ainda sim a eliminação de gases.

Quando o intestino está bloqueado, o paciente não consegue evacuar nem liberar gases.

Em situações assim, a intervenção cirúrgica é urgente, já que pode ser fatal em até 6 horas. Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

O que causa esse problema? Como explicamos, pessoas de qualquer idade podem ter suboclusão intestinal ou a obstrução completa do intestino. Isso porque os fatores que desencadeiam esse quadro são os mais diversos. As principais dessas causas são as aderências, a presença de hérnias ou tumores.

Os sinais e sintomas clássicos são dor abdominal, distensão, vômitos, náuseas e constipação absoluta. A idade do paciente pode ajudar a determinar a causa mais provável. Uma malignidade deve ser considerada em todos os pacientes que apresentam obstrução do intestino grosso.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

Como saber se tenho fezes acumuladas? Nestes casos, geralmente surgem sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal.... Possíveis sintomas.

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.