Quais regiões não são banhadas pelo Oceano Atlântico?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Apenas os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais não se limitam com o Atlântico.

São eles: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.

integrada por 24 países banhados pelo Atlântico Sul: África do Sul, Angola, Argentina, Benim, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Congo, Côte d'Ivoire, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo ...

A Região Cento-Oeste é a única região brasileira que não é banhada pelo mar. Ela ocupa uma área de 1 606 399,509 km2, Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, e sua localização permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras.

Assim, pra denominar países que não são banhados por oceanos, utiliza-se o termo “países interiores”. São exemplos: Bolívia, Paraguai, Zâmbia, Mongólia, Afeganistão e Uganda.

O Brasil tem um território de 8.514.876 quilômetros quadrados. Sua extensão litoral conta com um total de 7.367 quilômetros, banhados pelo Oceano Atlântico. Minas Gerais, por estar no centro do território, assim como outros tantos estados federados, não possui um centímetro sequer banhado pelo oceano.

Teresina, capital do Piauí, completa hoje 169 anos. A única capital do Nordeste que não é banhada pelo oceano Atlântico, a primeira capital planejada do Brasil, Teresina abriga uma população de quase 900 mil habitantes.

Não, porque os estados da região se concentram no centro da América do Sul, fazendo fronteiras somente com outras regiões e países.

Diferentemente do que foi publicado no guia de Belém no UOL Viagem, Amapá e Pará são os estados da região Norte que são banhados pelo Oceano Atlântico, e não apenas o Pará.

2019. Portanto, os estados brasileiros banhados pelo Oceano Atlântico são: Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí, Pará, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Exemplos de capitais não banhadas pelo Oceano Atlântico na região centro oeste, temos Goiânia, capital do estado de Goiás. Na região Norte temos Manaus, capital do Amazonas, Palmas em Tocantins, além de Boa Vista, capital de Roraima e Porto Velho capital de Rondônia. No Sul, Porto Alegre (Rio Grande do Sul) .

Ao norte, ele se encontra com o Glacial Ártico; ao sul, com o Glacial Antártico; ao oeste, com o Índico, e, ao leste, com o Pacífico.

Razões para aviões não voarem sobre o Pacífico
Como as distâncias entre os aeroportos da região são muito grandes, um eventual problema técnico, como a quebra do motor, ou com um passageiro, obrigaria o piloto a realizar um pouso de emergência, mas sem o lugar ideal para isso.

A costa brasileira é banhada pelo Oceano Atlântico. Esse oceano está conectado a outros oceanos, ao sul está ligado ao Oceano Antártico, a sudeste ao Oceano Índico, a sudoeste ao Oceano Pacífico e ao norte ao Oceano Ártico. O Oceano Atlântico é o único que se comunica com todos os outros.

Características das regiões do Brasil

  • Região Norte.
  • Região Nordeste.
  • Região Centro-Oeste.
  • Região Sudeste.
  • Região Sul.

Por exemplo, na região norte temos: Roraima (RO); Amazonas (AM); Acre (AC); Rondônia (RO); Outra região que podemos abordar é a centro-oeste, cujos estados são: Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS);Tocantins (TO);Goiás (GO); distrito federal (DF). E por fim, região sudeste, temos o Estado de Minas Gerais.

Região Norte

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil. Compreende uma área de 3.853.676,948 km, cerca de 45% do território nacional.

Paraguai e Bolívia são os dois países da América Latina que não são banhados pelo mar.

Outro país da América do Sul sem saída para o oceano é a Bolívia, que tem Chile e Peru na fronteira de seu território no caminho para o oceano Pacífico, e o Brasil, Paraguai e Argentina mantendo-a bem longe do Atlântico.

Em 2023, há no mundo 44 países nesta situação geográfica: Afeganistão. Andorra.