Quais refrigerantes têm cafeína?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Refrigerantes

  • Coca-Cola: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 30 a 35 mg de cafeína.
  • Coca-Cola Zero: Um copo de 350 mililitros contém 35 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica: Um copo de 350 mililitros contém 2 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica Zero: Um copo de 350 mililitros contém 4 mg de cafeína.

No caso do guaraná, a quantidade de cafeína a cada 240 ml é de 35 a 40 miligramas.

A quantidade de cafeína aproximada encontrada em uma lata de Coca-Cola equivale a menos da metade das 72mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café expresso e das 50mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café coado.

Para a nutricionista Bárbara de Bem, tanto o refrigerante comum como o zero podem ser prejudiciais: — Além dos corantes e aditivos comuns aos dois, o normal possui uma quantidade relevante de açúcar. Já o diet, apesar de não ter açúcar, possui adoçantes artificiais na sua composição.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Como a cafeína é encontrada nos sólidos do cacau e não em sua manteiga, o chocolate branco não contém cafeína.

Fruta latinoamericana, nativa da região amazônica, o Guaraná reúne um potencial imenso de compostos bioativos para atender estas demandas. Entre as substâncias bioativas concentradas nas suas sementes está a cafeína, com percentual cerca de 4 vezes maior que o presente no café.

As versões amargas do chocolate possuem ainda mais cafeína, cerca de 30 mg, o equivalente a uma xícara de chá de café instantâneo.

Existem algumas formas de expulsar a substância do organismo rapidamente, como bebendo água, se exercitando e tirando um cochilo. Reduzir a quantidade de cafeína que você consome em longo prazo é outra forma de removê-la do seu organismo.

Mais potente do que café, guaraná traz benefícios se o consumo for moderado.

O chocolate contém cafeína, como muitos sabem, mas sua quantidade varia conforme o tipo. Uma barra de chocolate ao leite de 42,5 g da Hershey's, por exemplo, contém 9 mg - cerca de três vezes a cafeína de uma xícara de café descafeinado. No entanto, uma barra de chocolate amargo da mesma marca tem cerca de 30 mg.

O cacau possui composição química única, com destaque para as metilxantinas teobromina, em maior concentração, e cafeína. A teobromina apresenta principalmente ação diurética, além de psicoestimulante, considerada como principal ação fisiológica da cafeína.

Olhando para os dados nutricionais, como reporta o Independent, a Pepsi contém ligeiramente mais açúcar, calorias e cafeína do que a Coca-Cola, enquanto a segunda contém mais sódio.

Sempre verifique o rótulo e escolha as variedades que não contêm açúcares adicionados, adoçantes artificiais, cafeína ou sódio. Especialistas destacam que a melhor opção para saciar a sede é mesmo a água.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.