Quais recursos os seres humanos Pré-históricos utilizavam para se localizar?

Perguntado por: irosa9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem.

Um dos primeiros referenciais de orientação utilizados pelo homem. Foi com base no SOL que o ser humano determinou os PONTOS CARDEAIS. Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge (ao amanhecer) e desaparece (ao anoitecer) aproximadamente nas mesmas direções todos os dias.

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.

Os seres humanos pré-históricos costumavam fazer marcações em superfícies de pedras e paredes. Assim conseguiam identificar locais e saber se já haviam passado por ali antes. Outro jeito de se achar naquela época era usar pontos de referência, como uma grande árvore.

O aparelho de GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador. O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...

O homem sempre precisou e se utilizou do conhecimento geográfico. Os povos pré-históricos tinham de encontrar cavernas para morar e reservas regulares de água. Tinham também de morar perto de um lugar onde pudessem caçar. Sabiam localizar os rastros dos animais e as trilhas dos inimigos.

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.

Alguns instrumentos marítimos são: a bússola, o astrolábio, a balestilha, e o quadrante.

O GPS, sigla para Sistema de Posicionamento Global, é o método de geolocalização mais conhecido. Ele funciona por meio da captação de dados de satélites que ficam na órbita do planeta Terra.

Tem por base as coordenadas angulares de latitude (Norte ou Sul) e longitude (Este ou Oeste) para determinar a posição na superfície terrestre.

Pontos cardeais são utilizados nos deslocamentos na superfície terrestre e para a localização relativa de objetos, lugares e pessoas. São eles: norte, sul, leste e oeste.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Os navegantes aprenderam a se orientar pelas estrelas reconhecendo as constelações. Em função de suas posições no céu, eles podiam identificar a latitude em que estavam. A longitude podia ser determinada em função da hora em que as estrelas passavam pelo ponto mais alto do céu, chamado de zênite.