Quais qualidades eu posso ter?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Enumere, brevemente, suas experiências mais relevantes
Conquistas são, muitas vezes, mais relevantes do que características pessoais, justamente porque são mais palpáveis. Por isso, exemplificar situações que demonstram uma habilidade específica é mais útil do que simplesmente falar sobre ela.

O primeiro passo para identificar seus defeitos e qualidades é exercitar a autocrítica e abrir-se para o autoconhecimento, o que nem sempre é um caminho fácil ou agradável. Fazer terapia ajuda, mas você pode fazer sua própria autoavaliação, respondendo algumas perguntas para você mesmo.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Se fazem parte do seu perfil características como a inteligência emocional, a integridade, a capacidade de resolução de problemas complexos, a capacidade analítica, a resiliência ou a empatia, elas devem ser enaltecidas numa entrevista de emprego.

Dito isso, veja quais defeitos citar em uma entrevista:

  • Dificuldade para trabalhar com rapidez. ...
  • Dificuldade para falar em público. ...
  • Dificuldade para administrar o tempo. ...
  • Necessidade de melhorar a escrita. ...
  • Ser hiperativo e agitado. ...
  • Confiar demais nas pessoas. ...
  • Querer agradar a todos.

Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

Ao relatar suas qualidades, entenda que falar características que são pressupostos básicos não o colocará em uma posição de destaque. Um exemplo é dizer que é honesto e sincero. Essas são qualidades que já se esperam de qualquer pessoa. Logo, foque em seus diferenciais.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

As habilidades podem ser assim classificadas: Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem. Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão. Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.

Em síntese: sábio; sagaz; sensato; sensível; simpático; sincero; solícito; solidário; e por fim, sossegado.

Motivação: Finalmente, você pode responder à pergunta “por que devemos te contratar?” destacando sua motivação e entusiasmo pelo cargo ou empresa. Isso pode incluir sua paixão pela área de atuação, interesse no setor ou desejo de fazer a diferença na empresa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Atualmente, o conceito de qualidade de vida no trabalho significa promover a implementação de melhorias em prol da saúde e do bem-estar dos colaboradores, sejam no âmbito pessoal ou profissional.

Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

  1. Mostre seu histórico de sucesso. Uma das primeiras coisas que você precisa comunicar é seu sucesso em trabalhos anteriores. ...
  2. Fale sobre seu valor futuro. Você também deve falar sobre seu valor futuro para a organização. ...
  3. Mostre interesse na posição. ...
  4. Fale sobre suas habilidades.

Na resposta para a pergunta como você se vê daqui a 5 anos, construa um discurso mais genérico, como um esboço do que você imagina para os próximos anos da sua carreira. Também é muito importante ser claro, realista e sincero na hora de responder.