Quais pronomes aceita crase?
OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .
Onde a crase não pode ser usada?
Regras de quando NÃO usar crase
A crase não deve ser usada nas seguintes situações: antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
Tem crase a senhora?
Caso o pronome de tratamento seja feminino e sirva só para substituir mulheres, pode ocorrer a crase: "Referia-se à senhora (=ao senhor); à doutora (=ao doutor);
Quais pronomes não tem crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Tem crase antes de ela?
De acordo com a Gramática Houaiss da Língua Portuguesa, não se usa crase antes de pronomes pessoais, que é o caso das palavras ela , ele , elas e eles .
É correto falar de mim?
O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.
Sou grata a minha família tem crase?
O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.
Quando se aplica a crase?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Foi a Paris tem crase?
Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.
Quais são as cinco principais regras de uso da crase?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Tem crase entre datas?
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.
Tem crase antes de mês?
Todos o meses do ano são substantivos masculinos. Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.
Que Deus a abençoe tem crase?
Pasquale explica que, na norma culta, usa-se a preposição 'a' antes do pronome 'alguém'. Assim, não há fusão de fonemas e, portanto, não há crase.
Que Deus abençoe a todos tem crase?
A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.
Quanto a ou a?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Pode usar crase antes de você?
O correto é A VOCÊ, sem o acento grave no "A". Este acento indicaria a existência de crase, se houvesse.
Quanto a ela tem crase?
Como não é possível usar o artigo A antes de pronomes pessoais, não existe a possibilidade de haver crase antes deles. Exemplos de pronomes pessoais: você, vocês, ela, elas, ele, eles, nós, mim.
Foi a feira tem crase?
Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave. Fernanda Bérgamo lembra que expressões adverbiais femininas também pedem crase.