Quais profissões exigem registro profissional?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Profissões que têm registro profissional

  • Administrador e técnico em Administração.
  • Advogado.
  • Arquiteto.
  • Assistente social.
  • Bibliotecário.
  • Biólogo.
  • Biomédico.
  • Contador.

Taxa de registro profissional: R$ 35,56. Taxa da Carteira de Identidade Profissional – CIP: R$ 35,56.

Além do Direito e da administração, várias outras áreas profissionais, como, por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a nutrição, a contabilidade, a psicologia, a enfermagem e a biblioteconomia, também possuem conselhos profissionais.

O registro profissional significa que você é um profissional habilitado e autorizado a exercer seu cargo, sendo a partir desse momento fiscalizado, além de passar a seguir regras da categoria para uma boa execução das suas atribuições.

Os conselhos de classe profissional são conselhos formados por profissionais de cada profissão, com diretorias democraticamente eleitas pelos seus associados, que representam os interesses de sua profissão. Sua principal atribuição é a de registrar, fiscalizar e disciplinar as profissões regulamentadas.

É o documento utilizado para os casos em que o profissional precisa comprovar seu registro junto ao CREA e é disponibilizada gratuitamente nos serviços online do site, substituindo a carteira de identidade profissional.

Jornalista, artista, corretor de seguros, publicitário, atuário, arquivista e técnico de arquivo, radialista, estatístico, sociólogo, secretário e até guardador e lavador autônomo de veículos automotores são as profissões para as quais o registro junto às Superintendências Regionais de Trabalho não será mais exigido.

Para fazer o registro, os pais devem levar, ao cartório de registro civil, os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

O que substitui o diploma? O certificado de conclusão de curso é o único documento capaz de substituir um diploma de graduação, ainda que apenas de forma provisória.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado".

Autônomo é como chamamos alguém que, independentemente da qualificação, quer trabalhar com liberdade, sem vínculo empregatício.

O profissional da área de Gestão de Recursos Humanos deve obter o registro junto ao Conselho Regional de Administração (CRA) de seu estado para exercer a profissão. Descubra mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos, o que se estuda, onde cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho!

Caso você tenha concluído o curso ou colado grau há menos de 1 (um) ano, você poderá fazer a inscrição apresentando a Declaração de Conclusão do Curso, se for Técnico ou Auxiliar de Enfermagem; ou a Certidão de Colação de Grau, se for Enfermeiro ou Obstetriz.

O Conselho Regional de Administração de São Paulo tem como objetivos principais fiscalizar o exercício das atividades desenvolvidas na área da Administração, bem como registrar os seus profissionais e empresas, de acordo com a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, regulamentada pelo Decreto nº 61.934, de 22 de ...

Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.