Quais profissionais da saúde podem prescrever antibióticos?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com o CRM (Concelho Federal de Medicina), no Brasil o diagnóstico e a prescrição de medicamentos são atos de competência exclusiva de médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários, nos casos restritos a cada especialidade, embora em alguns países essa prática se estenda a outros profissionais respeitando suas ...

Enfermeiros especialistas em estomaterapia, dermatologia ou podiatria estão habilitados para prescrever medicamentos ou fórmulas manipuladas para tratar lesões de pele.

“A prescrição de antibióticos requer diagnóstico clínico apropriado, fundamentado em exames clínicos e laboratoriais. O farmacêutico não tem atribuição clínica de estabelecer diagnóstico. Portanto, não se aplica a prescrição de antibióticos por este profissional.

Desta forma, o entendimento da Anvisa é que, conforme a Lei Nº 7498/86, os profissionais enfermeiros devidamente habilitados poderão prescrever os medicamentos antimicrobianos quando estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

Cofen reafirma autonomia do enfermeiro na prescrição de medicamentos e exames. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou parecer que reforça a legalidade do enfermeiro na prescrição de medicamentos e exames laboratoriais e complementares na Atenção Básica, mediante protocolo.

É permitido por legislação (RDC 586/13) que o profissional farmacêutico poderá fazer a prescrição de medicamentos e demais produtos que tenham finalidade terapêutica (curar, tratar ou minimizar sintomas), porém desde que esses medicamentos não exijam prescrição médica, isto é, medicamentos isentos de prescrição médica ...

R: Sim, é permitido ao farmacêutico prescrever medicamentos, cuja dispensação não exija prescrição médica, como os medicamentos industrializados, as preparações magistrais (alopáticos e dinamizados), as plantas medicinais, as drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas ...

Profissões na área da saúde alternativas à medicina

  • Farmácia. A primeira carreira alternativa à medicina que iremos falar é a Farmácia. ...
  • Biomedicina. ...
  • Educação Física. ...
  • Odontologia. ...
  • Enfermagem. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Nutrição. ...
  • Psicologia.

A Portaria nº 3.161 do Ministério da Saúde permite a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil®) por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos e farmacêuticos.

Mas a questão é: Fisioterapeuta pode prescrever medicamentos? Sim pode. O Conselho de Fisioterapia conseguiu a liberação da prescrição para alguns medicamentos. Ou seja, o fisioterapeuta pode sim prescrever medicamentos por meio da decisão n° 611 do COFFITO em 1° de abril de 2017.

Pela regra, farmácias e drogarias privadas, assim como as unidades públicas de dispensação municipais, estaduais e federais devem dispensar os medicamentos antimicrobianos, mediante retenção de receita e escrituração nos termos apresentados na RDC.

- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.

Uso do antibiótico só deve ser feito se indicado por um médico, pois só ele saberá qual será o mais indicado para o seu caso. Os antibióticos são medicamentos desenvolvidos para tratar infecções causadas exclusivamente por bactérias.

A portaria deixa explícito somente que não é permitida a prescrição por dentistas e médicos veterinários de medicamentos das listas C2 (retinoides), C3 (imunossupressores) e C4 (antirretrovirais), ficando restritas a profissionais inscritos no conselho regional de medicina.

Os médicos receitam o remédio. Por outro lado, o metronidazol na odontologia é receitado também pelos cirurgiões-dentistas. Por essa razão, o acompanhamento do médico ou do cirurgião-dentista no uso do medicamento é imprescindível.

O farmacêutico poderá prescrever medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e qualquer outra classe de substâncias que venham a ser autorizadas pelo órgão sanitário federal.

Enfermeira 1: “Sulfato ferroso, ampicilina, ácido fólico e paracetamol”. Enfermeira 2: “Sulfato ferroso, Dramin, Paracetamol e ácido fólico“. Enfermeira 3: “Sulfato ferroso, amoxicilina, ácido fólico e nistatina”. Enfermeira 4: “Sulfato ferroso, ácido fólico, ampicilina e paracetamol”.

§ 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

Enfermeiro pode prescrever? Sim. O enfermeiro obrigatoriamente tem de prescrever a assistência de enfermagem, ou seja, os cuidados de enfermagem e é obrigação dos técnicos e auxiliares de enfermagem executarem, assim como a prescrição médica.