Quais procedimentos uma pessoa formada em estética pode fazer?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

E quais procedimentos uma profissional esteticista pode realizar?

  • Consultoria. ...
  • Micropuntura, Microagulhamento e Micropigmentação. ...
  • Estética Corporal. ...
  • Estética Facial. ...
  • Estética pré e pós-cirúrgica. ...
  • Podologia e Manicure. ...
  • Terapia Capilar.

Você já aprendeu que apenas a formação em Estética não permite ao profissional aplicar botox ou outros injetáveis na pele. No entanto, o mesmo recebe preparo para diversas outras práticas, então veja quais são a seguir e saiba detalhes de cada uma delas.

O CNAE 9602502 é exclusivo dos esteticistas e cosmetólogos. Para se especializar em técnicas intradérmicas é necessário uma residência em intradermoterapia avançada ou pós graduação reconhecida pelo MEC em procedimentos intradérmicos e subcutâneos.

Apesar das esteticistas poderem realizar diversos tratamentos, em uma linha geral elas NÃO PODEM aplicar botox ou preenchimento sem a devida especialização nessa área.

A Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico, dispõe sobre o exercício da medicina e de acordo com a mesma, somente os médicos podem executar procedimentos invasivos.

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

O salário médio de um Esteticista no Brasil é de R$ 1.579,74.

O profissional formado em Estética e Cosmética, conhecido popularmente como esteticista, é capaz de atuar na área dos cuidados pessoais, mediante o uso de técnicas, aplicação de cosméticos e equipamentos utilizados nos tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares.

Com tudo isso posto, o profissional Técnico em Estética (sob a supervisão de um Responsável Técnico graduado em Estética e Cosmetologia) e o Esteticista e Cosmetólogo são os profissionais que podem realizar procedimentos estéticos injetáveis, desde que devidamente qualificados e utilizando-se materiais, produtos, de ...

Pós-graduação em Saúde Estética no IESE capacita esteticistas para atuar com injetáveis.

Lembrando que a esteticista não pode prescrever, mas pode indicar produtos. Nesse sentido, é importante considerar uma parceria com um profissional de farmácia, para solicitar essa prescrição.

A resposta é sim! A formação tecnológica é de nível superior e, uma vez com o curso concluído e diploma em mãos, o tecnólogo em Estética pode se inscrever na pós-graduação.

mas nem todo profissional que oferece serviços de estética é autorizado a fazer procedimentos como botox e preenchimento com ácido hialurônico. Mas atualmente, só quem tem diplomas de Medicina, Biomedicina e Odontologia pode aplicar injetáveis com fins estéticos.

O preenchimento labial pode ser feito tanto em uma clínica odontológica, por um cirurgião dentista, quanto em um consultório médico, por um profissional dermatologista ou cirurgião plástico.

Considerando tudo isso, os profissionais que podem aplicar botox incluem enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos. Apesar de abrangente, é preciso ressaltar que a prática não é irrestrita, devendo respeitar as regras próprias dos órgãos de cada área.

Para exercer a profissão em Estética e Cosmética não é necessário ter um registro oficial em determinado Conselho. Em cada estado do Brasil, existe um sindicato em que o profissional poderá se afiliar. Vale ressaltar, que a profissão de esteticista foi regularizada pela Lei 13.643 em 3 de abril de 2018.

Os profissionais que podem aplicar a depilação a laser são: biomédicos(as), Dentistas, Enfermeiros(as), Esteticistas, Farmacêuticos(as), Fisioterapeutas, Médicos(as), Nutricionistas, Tricologistas.

Para tal, se utiliza de técnicas como pré e pós-operatório, botox, preenchimentos, fios de sustentação, peelings, microagulhamento, carboxiterapia, intradermoterapia corporal e facial, intramuscular, hidrolipoclasia não aspirativa, procedimento estético injetável para microvasos (PEIM), SkinBooster, toxina botulínica, ...