Quais problemas sociais afetam a escola?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Há diversos outros problemas que podem aparecer na sala de aula e merecem menção, como o capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), falta de representatividade e, em algumas escolas, a xenofobia (intolerância a estrangeiros).

Falta de competência gerencial e pouca qualificação profissional. Tecnologias ultrapassadas e limitação orçamentária. Falta de seleção de alunos para garantir a qualidade e preço que gere uma seleção dos interessados. Má gestão dos riscos e problemas societários e de sucessão familiar.

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.

O impacto social da educação, através das instituições de ensino, pode ocorrer de forma positiva através de ações que envolvam tanto a extensão universitária, quanto o ensino e a pesquisa, inclusive, de forma simultânea. Esses três pilares que sustentam a universidade são dinâmicos e atuam em conjunto.

Aeducação no Brasil precisa ser vista como um problema social, a fim de que as deficiências educacionais sejam enfrentadas através de técnicas sociais adequadas. Sem isso, a sociedade sofre as consequências negativas de um ensino insatisfatório, sem ter para combatê-lo o necessário comportamento coletivo organizado.

Questões como, por exemplo: convivência diária com pombos e seus excrementos dentro das salas de aula; excessivo calor, por falta de forro e ventiladores eficientes dentro das salas; falta de áreas de convivência na escola; inexistência de mobiliários adequados para os alunos; etc.

Como por exemplo: Ofertar palestras com os temas: Segurança, emprego, planejamento financeiro, igualdade, Educação Moral e Cívica (que podem ser aplicadas por policiais Miliares), para promover a cidadania e contribuir para a redução dos índices de criminalidade (causados pela desigualdade social).

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

RESUMO: De acordo com a literatura, podemos dizer que o fracasso escolar acontece por um conjunto de fatores que podem exercer grande influência sobre a vida escolar do aluno. Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar.

Quando uma criança ou adolescente se encontra em uma situação de vulnerabilidade social, como trabalho infantil, negligência intrafamiliar, violência física ou psicológica, as chances de permanecer na escola caem consideravelmente, levando-a muitas vezes ao abandono ou à evasão escolar.

O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.

Tráfico de drogas, abuso de drogas, desemprego, criminalidade e abuso de álcool foram considerados problemas graves por mais de 45% da população.

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

A educação escolar também desenvolve as competências socioemocionais, as quais estimulam as habilidades necessárias para construir relações sociais saudáveis.

Os impactos da Educação são extensos e profundos. Ela impacta no combate à pobreza, diminui a violência, garante o acesso a outros direitos, fortalece a democracia e a cidadania, além de contribuir com informações importantes que também impactam na saúde, economia e meio ambiente do País.