Quais problemas reprovam no exame admissional?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Afinal, o que reprova no exame admissional?

  • limitação funcional devido à amputação;
  • obesidade mórbida;
  • pneumotórax;
  • doença linfoproliferativa maligna, como leucemia e linfoma;
  • escoliose estrutural superior a 10;
  • tumor ósseo e muscular; entre outras.

Por obrigação legal, a empresa deve encaminhar este trabalhador que retorna do INSS para um exame de readmissão, com o serviço de medicina do trabalho. Caso o exame admissional emita parecer favorável – ASO apto -, o contrato de trabalho volta a vigorar normalmente.

Na verdade, não é possível especificar o que de fato reprova no exame demissional, pois o que será examinado é a aptidão para o trabalho, por exemplo, se o trabalhador é digitador e adquiriu uma lesão por esforço repetitivo (LER) e essa lesão o impede de trabalhar seja na empresa atual ou em qualquer outra empresa, ...

Muitos candidatos são reprovados na fase de Avaliação Médica porque entregaram um exame de forma inadequada segundo o edital. Além disso, pode até acontecer de a própria clínica em que você fez o exame ou, ainda, o médico que você consultou emitir um laudo, mas não de forma específica conforme está previsto no edital.

Quais são os exames admissionais obrigatórios?

  • Como era o trabalho no seu último emprego?
  • Você era exposto (a) a algum risco à saúde?
  • Já passou por intervenções cirúrgicas?
  • Possui alguma doença? Caso positivo, como é o tratamento?
  • Se faz uso de algum tipo de medicamento controlado.

O que fazer quando o exame admissional aponta candidato como inapto? Neste caso, a empresa tem duas alternativas. É possível realocar o candidato para outra função, ou, não contratar. Por isso a importância de só efetivar a contratação depois que o exame admissional for realizado.

A Justiça entende que a quebra da boa-fé do contratante – ao solicitar o exame admissional e não efetivar a contratação sem um motivo justo – acarreta em danos morais que devem ser indenizados. Quanto maior o prejuízo sofrido pelo não-contratado, maior pode ser o valor da indenização que lhe deverá ser paga.

Somente pode ocorrer desclassificação por doença caso a função em que o candidato esteja concorrendo exija determinado vigor ou condição que ele, pela sua doença ou condição física, não possua.

Bom, em resumo, ao ter esse tipo de resultado, a principal conclusão é de que você foi considerado como inapto para a função. Em outras palavras, aquela função específica você não pode mais ser realizada, o que pode resultar em uma mudança de emprego ou mesmo outras medidas.

O resultado irá depender da clínica que você fez o exame admissional. Alguns locais conseguem divulgar o resultado na mesma hora, sendo que outros pedem até 1 (um) dia útil para liberá-lo. Essa conclusão também dependerá da complexidade do seu exame.

50 reais

Qual valor do exame admissional? O valor do exame admissional varia entre 30 e 50 reais, variando conforme a região, estrutura da clínica e da hora médica.

1 - O candidato que no momento do exame admissional apresentar Pressão Arterial (PA) até 150 X 100 mmHg (inclusive), sem patologia associada, será considerado APTO independente da função.

Com o Atestado de Saúde Ocupacional em mãos, é hora de assinar o contrato de trabalho. Agora sim, Rh e funcionário se encaminham para a etapa final da contratação. Conforme prevê a legislação, esse contrato é válido por 90 dias, período de experiência.

Exame admissional: quem paga? O artigo 168 da CLT indica que os exames médicos obrigatórios devem ser pagos pelo empregador, sendo tanto para admissão, como também para demissão e exames periódicos.

A CLT determina que as empresas podem solicitar o exame admissional em até 15 dias após a assinatura da carteira de trabalho. Entretanto, o recomendado é que isso seja feito em até 10 dias antes da assinatura do contrato.

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

Realizar a promessa de que a vaga está garantida; Solicitar documentação relacionada a elaboração do contrato, sem a intenção de contratar o trabalhador; Abrir um processo seletivo com itens que configuram um pré-contrato para vagas que já estão ocupadas, visando uma contratação futura.

Geralmente 1 mês, tudo depende do RH.

Qual é o prazo para admissão após o exame admissional? Não existe um prazo fixo, mas o ideal é que o novo funcionário aguarde os resultados do exame para iniciar suas atividades na empresa.

A Coprocultura serve para identificar microrganismos potencialmente indicativos de infecções e, na maioria dos casos, solicita-se a realização do exame Parasitológico de fezes para verificar a presença de parasitas.

Quais são os exames médicos obrigatórios para colaboradores?

  • Exame Admissional. Este exame deve ser realizado antes que os colaboradores iniciem suas atividades na empresa. ...
  • Exame Demissional. ...
  • Exame Periódico. ...
  • Exame de Alteração de Função. ...
  • Exame de Retorno ao Trabalho. ...
  • Exames complementares.