Quais problemas neurológicos causam engasgo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Na área neurológica, o acidente vascular cerebral (AVC) pode afetar os nervos e causar o descompasso da epiglote. Neste caso, o problema é chamado de disfagia. Seja qual for a causa, o engasgo tem tratamento.

Dificuldade de engolir, engasgos e disfagia
Chamamos de disfagias orofaríngeas quando o problema é na via aerodigestiva alta (garganta) e nesses casos o especialista é o médico otorrinolaringologista.

Abstract: Introdução: A disfagia psicogênica resulta de alterações emocionais e psíquicas, com queixas frequentes de dificuldade para engolir. Na literatura raramente é descrita a atuação fonoaudiológica no tratamento de distúrbios da deglutição de etiologia psicológica.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

ENGASGO

  • CAUSAS. No bebê: principalmente líquidos; Na criança: objetos sólidos (alimentos, pequenos objetos, peças de brinquedos, etc.).
  • COMO RECONHECER. - Início súbito de angústia respiratória; - Tosse; - Restrição para falar; ...
  • TIPOS. 3.1 Obstrução parcial: - A vítima leva as mãos à garganta; - Inquietação; ...
  • PROCEDIMENTOS.

As causas incluem acalasia, espasmo esofágico difuso, tumores, esclerodermia, inflamação do esôfago devido à radioterapia, entre outras. Refere-se a um sufocamento ou tosse ao tentar engolir, ou sensação de alimento ou líquido descendo pela traqueia ou subindo pelo nariz.

O sinal clássico de que a pessoa está sufocando é levar as mãos ao pescoço e gesticular por ajuda. Fique atento aos sinais de engasgo grave, como: dificuldade para tossir e para falar, pânico e cianose (pele, lábios ou unhas azuladas).

O que fazer quando engasgar sozinho

  1. Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;
  2. Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  3. Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

Disfagia é o nome dado a uma dificuldade de deglutir ou de engolir, que surge em pacientes mais idosos ou que tenham alguma doença neurológica ou oncológica, podendo, também, acometer crianças, jovens e adultos. Mas, é possível tratar o problema por meio de tratamento fonoaudiológico.

A disfagia neurogênica compreende as alterações da deglutição, que ocorrem em virtude de uma doença neurológica, com os sintomas e complicações decorrentes do comprometimento sensório-motor dos músculos envolvidos no processo da deglutição, e a disfagia mecânica apesar da integridade do sistema nervoso central, ...

Vários medicamentos podem levar a disfagia por lesão direta na mucosa esofágica. Neste grupo devem-se destacar os medicamentos contendo ácido (clidamicina, doxaciclina, tetraciclina, ácido ascórbico, ácido acetilsalicílico), os contendo ferro e os anti-inflamatórios não esteroides.

Estresse ou ansiedade também podem dar a sensação de ter algo na garganta. Embora não saibamos ao certo o porquê dos músculos do esôfago responderem desta forma a estímulos como a tensão e a ansiedade, o certo é que quando estas condições estão controladas o desconforto desaparece.

A sensação de "entalo" pode estar relacionada a doença do refluxo ou a algum distúrbio motor do esôfago. No entanto necessitamos de exames mais específicos para o refluxo como a Esofagomanometria com pHmetria, ou outros. Procure um Gastroenterologista.

Como a respiração se altera, a sensação de falta de ar, de não conseguir respirar acompanhado dos espasmos, pode dar essa sensação de que a glote pode fechar, mas quando se trata de ansiedade é somente uma questão de tempo, para que os sintomas diminuam até desaparecerem.

A epiglote abre a passagem de ar da faringe para a laringe, e fecha quando engolimos um alimento, impedindo que este chegue ao pulmão. Quando engasgamos, houve uma falha na coordenação da epiglote, que permitiu a passagem do alimento da faringe para a laringe.

Quando a vítima apresenta somente a tosse e expele o objeto que provoca a asfixia, podemos caracterizar como engasgo “mais leve”, do qual não necessita de intervenção física (técnicas de desengasgo), mas é importante levá-la o quanto antes para o atendimento médico adequado, pois médico pode avaliar se algum fragmento ...

A sigla médica para a situação é OVACE (obstrução das vias aéreas por corpo estranho). Geralmente, ele acaba espontaneamente após segundos, mas o engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo.

O exame de Raio X possibilita diagnosticar a dificuldade que alguns pacientes sentem ao engolir. Dificuldade ou dor para deglutir, sensação de alimento parado na garganta, engasgos frequentes, infecções respiratórias de repetição.

A terapia cognitivo-comportamental tem resultados documentados com números muito bons nos tratamentos de transtornos de ansiedade. Eu recomendo o uso dessa abordagem.