Quais prejuízos o vício pode causar?

Perguntado por: eveiga9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O vício afasta o indivíduo de sua essência e faz com que foque mais na obtenção do prazer através da dependência do que na vida que antes levava, nem que isso signifique se afastar de amigos e familiares, mentir, se prejudicar no trabalho e mudar completamente o curso de suas ações, objetivos e sonhos.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

O vício se inicia quando se torna frequente a busca por tais elementos de prazer, caracterizando o aumento gradativo até chegar em níveis de consumo excessivo. Outro indício é quando se percebem sinais de abstinência, situações nas que há prejuízos emocionais ou físicos na ausência do consumo.

As drogas ativam, no cérebro, o circuito de recompensa, o que gera a sensação de prazer. Parte desse circuito é o sistema mesocorticolímbico, que tem como neurotransmissor principal a molécula de dopamina.

Tipos de vícios mais comuns: Conheça os principais exemplos de vícios

  1. Álcool. Embora muitas pessoas apontem que consomem bebidas alcoólicas apenas socialmente, a gente sabe que essa não é a realidade de todos. ...
  2. Tabaco. ...
  3. Maconha. ...
  4. Opióides prescritos. ...
  5. Internet e redes sociais. ...
  6. Sexo. ...
  7. Apostas. ...
  8. Medicamentos.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito. Como o estudo foi feito Os estudiosos selecionaram 96 pessoas, e as orientou a criar novos hábitos.

Segundo a especialista, um hábito pode se transformar em um vício. “Isso acontece quando a pessoa já não consegue mais ter um prazer genuíno com um determinado hábito, passando dos limites saudáveis”.

Por que as pessoas se viciam
Muitas pessoas compartilham da sensação de vazio existencial e inadequação às normais sociais. Por sentirem-se diferentes ou acreditarem que algo falta em suas vidas, forçam a sensação de prazer através da satisfação de um vício. Esse, então, se torna um escape ou refúgio emocional.

Um vício pode ser reduzido (e até eliminado) tendo consciência dos seus comportamentos, diminuindo aos poucos a dose do hábito e, principalmente, fazendo psicoterapia e acompanhamento médico. A Eurekka conta com psicólogos humanizados e especialistas em tratamento de vícios e mudança de hábitos.

1. Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3.

Contudo, não é impossível se livrar do vício das drogas sozinho, mas pode ser muito mais difícil, doloroso e demorado que pensamos. Afinal, existem diversos fatores internos e externos que influenciam nessa tomada de decisão do dependente.

Para vencer uma dependência, além de mudar o estilo de vida é importante resolver tudo o que causa desconforto emocional, como vazio, relações rompidas, medos e ansiedades. Por isso é tão importante fazer psicoterapia.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

O vício provoca centenas de alterações na anatomia do cérebro, no seu funcionamento químico, na sinalização de uma célula a outra, e até mesmo nas sinapses (as fendas entre os neurônios), que constituem a maquinaria molecular associada ao aprendizado.

Um sintoma comum entre dependentes químicos é o desejo incontrolável de usar a substância química. Além da vontade descontrolada de consumir a droga, geralmente o indivíduo com o transtorno não consegue parar depois de começar.

Resumidamente o vício é um conjunto de pensamentos, crenças e comportamentos que perpetuam em torno de algo de forma a trazer prejuízos pelo tempo investido e pela compulsão e obsessão mental, seja isso uma droga, um jogo ou um ato.

A alimentação saudável é uma ótima maneira para tirar mais rápido as substâncias psicoativas do organismo. Faça atividade física: Outra dica importante para ajudar no processo de desintoxicação das drogas é praticar exercícios físicos.

Dormir mais, fazer exercícios regularmente e adotar técnicas de relaxamento, como a meditação, estão entra algumas das soluções apontadas pelo professor para aumentar a força de vontade e a saúde do cérebro. Segundo Berkman, os hábitos envolvem três partes: deixas, rotina e recompensa.

Qual é a etapa mais difícil de recuperação de dependente químico? Das fases de recuperação da dependência química anteriormente citadas, a fase da reabilitação é a mais crítica, porque, a fase demanda um esforço, dedicação e atenção. É nela que o dependente precisa mais do que nunca do apoio dos familiares.

Existem algumas evidências de que, tanto a personalidade quanto comportamentos relacionados ao vício, têm um componente genético. Cinco genes chave foram descobertos como propensores de dependência química e outros comportamentos relacionados ao vício.