Quais povos colonizaram a Amazônia?

Perguntado por: aantunes2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Como o território amazônico já estava ocupado em sua maioria por portugueses, a posse do que hoje conhecemos como Amazônia[3] ficou para Portugal. A Espanha ficou com os outros países amazônicos que atualmente falam a língua hispânica: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

A partir dessa posição, pescadores e comerciantes ingleses e holandeses, que iniciavam sua instalação no baixo Amazonas, foram expulsos pelas forças portuguesas, que passaram então a controlar o acesso à maior bacia hidrográfica do mundo.

Conheça 4 culturas que viveram na Amazônia Antiga

  1. Marajoara. Urnas Marajoara / Crédito: Reprodução. ...
  2. Santarém. Vaso Santarém / Crédito: Reprodução. ...
  3. Guarita. Urnas Guarita / Crédito: Reprodução. ...
  4. Maracá Objetos Maracá / Crédito: Reprodução.

Primeiros povos e colonização europeia
A região onde atualmente se encontra o estado do Amazonas era parte integrante da Espanha, à época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, entretanto foi ocupada e colonizada por Portugal.

Além de Roraima, os migrantes venezuelanos chegaram ao Brasil pelo Amazonas. Outra nacionalidade muito presente na Amazônia é a japonesa, principalmente no Amapá e Amazonas. A presença dos japoneses na região, na verdade, é histórica e remonta ao início do século XX e se intensificou com a Zona Franca de Manaus.

Colonização: Amazônia nos séculos 17 e 18. Durante todo o período de colonização na Amazônia (1600 – 1823), os portugueses expulsaram outros europeus (principalmente os espanhóis) da região, construíram fortes, formaram vilas e cidades e converteram uma parte dos indígenas sobreviventes ao cristianismo.

O Amazonas ganhou esse nome em 1541 por causa do explorador espanhol Francisco de Orellana, que, ao ser atacado por índios, fantasiou tratar-se de guerreiras como as da mitologia grega – numa “fábula extravagante”, observa Almeida. Mais sóbrios, os índios o chamavam de Parà-nà-guaçú, ou “semelhante ao mar grande”.

Quais foram os principais povos que realizaram a colonização do Brasil? Os povos que colonizaram o Brasil foram os portugueses, holandeses, alemães e italianos. O destaque é dos portugueses, os primeiros europeus a descobrirem as terras tupiniquins.

Eram colonos os senhores de engenho, os fazendeiros, os lavradores, os proprietários de lavras auríferas e de oficinas artesanais, os donos de charqueadas e os criadores de gado.

Colonização por espanhóis, holandeses e franceses.

Civilização pré-colonial na Amazônia boliviana construiu “cidades” na floresta, revela estudo. Estruturas foram formadas pela comunidade Casarabe, que se desenvolveu no sudoeste da Amazônia boliviana no período de 500 a 1.400 d.C.

Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.

Ratanabá, na Amazônia, seria uma cidade futurista, muito desenvolvida e escondida que guardaria a “capital do mundo”. Ela estaria relacionada com as origens da humanidade. Ela teria existido há 450 milhões de anos e hoje estaria enterrada entre três pirâmides na região entre o Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Os Sateré-Mawé também são encontrados morando nas cidades de Barreirinha, Parintins, Maués, Nova Olinda do Norte e Manaus, todas situadas no estado do Amazonas.

Grupos indígenas, como os Yanomami, os Ashaninka, os Matis, os Marubo e os Kayapó, habitam a Amazônia há milhares de anos e lentamente acumularam um conhecimento detalhado sobre a floresta tropical úmida e os métodos para dela tirar sua subsistência.

24 milhões

Descobrindo a Amazônia - Na Amazônia brasileira vivem 24 milhões de pessoas, dentre elas, 170 povos indígenas. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 440 mil indígenas na região amazônica.