Quais posições para peidar?

Perguntado por: lmartins9 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos.
...
Entre eles estão:

  1. Refluxo ácido;
  2. Intolerância à lactose;
  3. Intolerância ao glúten;
  4. Má alimentação;
  5. Excesso de fibras e pouca ingestão de água.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Luftal é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas.

Os gases no estômago são produzidos pela digestão dos alimentos ou quando engolimos ar durante as refeições, pela mastigação de chicletes, ao fumar cigarro ou ao tomar bebidas gaseificadas. Esses gases possuem vapores inodoros, ou seja, não têm cheiro.

Sintomas de gases intestinais e estomacais

  • Dor intensa na região do abdômen (que pode ser em forma de pontada ou não);
  • Barriga endurecida;
  • Cólica intestinal;
  • Flatulência constante;
  • Prisão de ventre;
  • Inchaço na região.

“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

Entre os problemas que provocam a flatulência em excesso está a intolerância à lactose, substância encontrada no leite e em produtos derivados. A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases.

Medicações ajudam a aliviar as dores provocadas por gases
“Prática regular de atividade física para melhora da motilidade intestinal, uso de probióticos visando uma flora intestinal saudável e uma dieta balanceada são algumas dicas para a melhora dos sintomas”, recomenda a nutróloga.

Dormir de Barriga para cima
Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono. Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço.

De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.

Deite-se de barriga para baixo e coloque a testa apoiada no chão, com as pernas esticadas. Inspire e pressione o chão com as palmas das mãos. Lembre-se de abrir os dedos para manter a estabilidade do corpo. Lentamente, levante o corpo do chão desde o tronco até a pelve.

O acúmulo de gases na região abdominal é um problema que, além de trazer dores e desconfortos na região, também causa constrangimento quando você está em público. E mais: é comum ele ser confundido com outros tipos de problemas e dores na barriga, o que dificulta o tratamento adequado.

Dormir com o travesseiro entre as pernas te traz os seguintes benefícios: – Alinhamento da coluna: o travesseiro entre as pernas evita que o quadril gire, mantendo a coluna alinhada e o corpo mais relaxado.

Enquanto dormir de barriga para cima pode causar pesadelos, outras posições acabam fazendo com que as pessoas tenham outros tipos de sonhos. A pesquisa liderada por Calvin Kai-Ching Yu descobriu que quem dorme de barriga para baixo tem propensão a ter mais sonhos eróticos.

Durma do lado esquerdo!
Outro travesseiro entre as pernas já semiflexionadas é uma boa escolha também! Manter essa postura favorece muito o alinhamento da coluna e consequentemente possibilitando mais facilidade para respiração. Também ajuda na circulação e em todo o metabolismo noturno.

Dormir de bruços pode ser bom para as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco. Essa posição também ajuda a amenizar o ronco. E uma dica para quem sofre de apneia do sono leve: os sintomas desse distúrbio podem ser amenizados ao dormir de barriga para baixo.