Quais populações foram afetadas pela construção da hidrelétrica de Belo Monte?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os impactos antrópicos causados pelo início das obras da barragem do rio Xingu alçam índios e pescadores como aliados na luta contra a construção de Belo Monte. Preocupados com as consequências danosas da diminuição da fauna aquática, índios e ribeirinhos unidos ocuparam um dos canteiros de obras de Belo Monte.

Os habitantes das cidades de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Remanso foram realocados para outras localidades e, segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela obra, essas pessoas foram reassentadas e tiveram suas perdas ressarcidas.

Ao longo dos últimos anos, eles juntaram as informações em um aprofundado e minucioso monitoramento da região para embasar suas afirmações: a usina de Belo Monte alterou drasticamente o fluxo da água do Rio Xingu e, por isso, ele está morrendo.

A construção da usina Belo Monte levou oportunidades de emprego a Altamira, cidade que abriga o canteiro da obra, mas as consequências negativas também foram sentidas pela população, com o aumento da violência em destaque.

As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas. Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.

Para Rafaela, a usina também dividiu os indígenas, criando conflitos entre os povos na busca por terra e comida. “Belo Monte conseguiu dividir os povos, conseguiu dividir famílias. Antes era tudo junto. Hoje tem indígena ribeirinho, indígena pescador, tem indígena fora do território.

Ocorreram mortes de peixes e seus estoques despencaram, e as tartarugas que se alimentavam de peixes deixaram de se acasalar, prejudicando os meios de subsistência das comunidades tradicionais ao longo do rio Xingu.

Na região metropolitana de Belo Horizonte vivem diversas famílias de grupos étnicos distintos, de Minas Gerais e de outros estados, sobretudo da Bahia. Há grupos familiares de Aranãs, Xakriabás, Kaxixós, Karajás, Guaranis, Pataxós, Kamakã e Pataxós hã-hã-hãe, entre outros.

O desmatamento é um tema que também está fortemente ligado a construção da Usina de Belo Monte, pois cerca de 640 km quadrados de floresta amazônica seriam alagados, inundados e destruídos. Vale lembrar que este fator ainda compromete a cultura local. E, além dela, o projeto também comprometerá a flora e a fauna local.

Constatou-se a degradação da paisagem e da qualidade da água, o assoreamento e a alteração da vazão de cursos d'água. No meio biológico observou-se a destruição de áreas de reprodução de peixes, redução da área coberta por vegetação nativa e perda de biodiversidade.

A população atingida costuma ser composta por moradores de áreas rurais ou periféricas, muitas vezes de baixa renda e vulneráveis socialmente. Isso ocorre quando há construção ou rompimento de barragens, sejam elas para represar água ou rejeitos de mineração, e os impactos podem ser graves e irreversíveis.

Como amplamente citado, Belo Monte não é viável sem a construção das montan- tes rio acima, especialmente da barragem de Altamira. E nesse caminho do então progresso que as comunidades tradicionais, sobretudo os índios parecem ter sido apagados da história de ocupação das terras em litígio.

Os impactos decorrentes da construção da hidrelétrica de Belo Monte sobre os diversos atores que vivem na região onde se pretende construí-la estão relacionados com. a promoção do desenvolvimento das atividades tradicionais possibilitada pela disponibilidade de energia.

A polêmica gerada em torno da construção da usina reside nos impactos ambientais por ela causados, bem como o fato de as barragens e as construções afetarem diretamente a morada de grupos indígenas e populações ribeirinhas.

A usina desviou grande parte da vazão hídrica do rio Xingu para o reservatório, causou a mortalidade de toneladas de peixes, inundou grandes áreas de floresta nativa, causando impactos desastrosos à fauna e flora da região, contribuiu para o desmatamento de terras indígenas protegidas, causou mudanças drásticas nos ...

Desse modo, evidencia-se impactos ambientais como a realização de queimadas e desmatamentos, a contaminação dos recursos naturais, a diminuição das reservas de água, entre outros, que modificam negativamente a paisagem.

Os impactos socioambientais são aqueles que dizem respeito às alterações no meio onde vivem os seres humanos. Um exemplo bastante claro de uma atividade humana que gera impacto socioambiental é a construção de barragens para a criação de usinas hidrelétricas. Os prejuízos ambientais e sociais costumam ser imensos.