Quais plantas tem raiz axial?

Perguntado por: nteles . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.

Estrutura vegetal onde é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias. A raiz tem como função absorver do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. Palavra-chave: Botânica, partes, plantas, fixação, reserva.

As raízes pivotantes, também conhecidas como axiais, se caracterizam pela presença de uma raiz principal da qual as demais saem e se ramificam. Já as raízes fasciculadas, conhecidas popularmente como cabeleiras, ocorre quando as raízes partem de um único ponto e geralmente apresentam o mesmo diâmetro.

Os tipos de raízes presentes no milho são: primárias e seminais, adven- tícias ou de suporte.

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.

Podemos classificá-las basicamente quanto ao habitat: Subterrâneas, Aéreas e Aquáticas.

Mangueira adulta em fase de floração. O sistema radicular da mangueira é caracterizado pela presença de uma raiz pivotante, que pode se aprofundar bastante no solo, proporcionando uma boa sustentação à planta e possibilitando a sobrevivência em períodos prolongados de estiagem.

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

Não possuem raízes, caules, folhas
As briófitas são plantas originadas de algas e foram as primeiras a se desenvolver em locais terrestres durante o período geológico Siluriano.

Sua raiz armazena uma grande quantidade de amido, portanto, é uma importante fonte de energia. Além disso, a raiz da mandioca é rica em cálcio, fósforo e vitamina C. A raiz da mandioca é usada na fabricação de farinha e polvilho, além de ser consumida de diferentes formas, como cozida e frita.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva.

Raiz formada por vários eixos, ramificados ou simples, mais ou menos iguais na espessura e no comprimento. Não é possível distinguir o eixo principal dos secundários. As raízes fasciculadas são características da maioria das monocotiledôneas, como o trigo, o arroz, todos os capins,.

As angiospermas apresentam diversos tipos de raízes, como pivotantes, fasciculadas, tuberosas, tubulares, pneumatóforos e sugadoras.

Normalmente, as raízes estão localizadas debaixo da terra. Há dois tipos principais: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). Mas, de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são as raízes laterais.

O sistema radicular da soja é formado por um eixo principal e um número enorme de raízes secundárias, podendo ser chamado de sistema difuso. Agora, o comprimento das raízes pode até chegar a 1,80 m, com sua parte mais abundante estando a 15 cm de profundidade.