Quais plantas não precisam de água todos os dias?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo encantador das plantas que não precisam de muita água, procure se informar também sobre acessórios que podem deixar o seu jardim mais saudável e bonito.

O segredo é regar devagar, parando quando a água começar a penetrar na terra. Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água.

Os cactos e as suculentas são espécies bem resistentes e que exigem poucos cuidados. São plantas fáceis de cuidar em vasos, pois requerem pouco espaço de cultivo. Apenas exigem um ambiente com bastante luz natural. Precisam de pouca água e toleram eventuais esquecimentos.

Para identificar se é necessário mais ou menos água, mexa a terra com o dedo ou com um palito e verifique se ela está seca ou úmida. Se estiver encharcada ou muito molhada, deixe para regar em outro momento. Ao toque, o solo deve estar sempre úmido!

Zamioculca: Significado espiritual. A flor zamioculca tem um segredo relacionado ao feng shui! A espécie é conhecida como planta da prosperidade ou planta da fortuna, ela é responsável por atrair boas energias para dentro do lar!

Possivelmente as espécies mais conhecidas são o Agave sp., Echeveria sp., Kalanchoe sp. e Sansevieria sp. Esta é uma imagem de um canteiro de um jardim composto por Carex, Festuca, Armeria marítima e Suculentas.

8 plantas resistentes à seca para ter em casa sem desperdício de...

  • Primavera. A buganvília é uma planta muito bonita que floresce no verão e no outono. ...
  • Espirradeira. ...
  • Oliveira. ...
  • Verbena. ...
  • Plantas aromáticas. ...
  • Babosa. ...
  • Wistéria. ...
  • Cactos suculentas.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Sol: Regar no meio do dia, com sol quente, faz a água evaporar mais rápido, a raiz pode “cozinhar”. Então os melhores horários são de manhã ou ao entardecer. Dedo: Nada de regar todas as plantas nos mesmos dias e horários pré-estabelecidos por você. Para sentir a necessidade de cada uma basta usar o dedo.

Regar a noite também não é indicado, pois a absorção também é menor, o que pode deixar as folhas molhadas por mais tempo. A água ideal para as plantas é a pura, pois ela está livre de substâncias que podem ser nocivas para elas.

O nome é adequado: Welwitschia cresce com apenas duas folhas, e continuamente, em uma vida que pode durar milênios. "A maioria das plantas desenvolve uma folha e é isso", disse Andrew Leitch, geneticista de plantas da Queen Mary University de Londres. “Esta planta pode viver milhares de anos e nunca para de crescer.

Problemas com excesso de água no cultivo
Folhas amareladas, manchas marrons, caules escurecidos e queda de folhas são sintomas bem comuns do excesso de água no cultivo. Raízes encharcadas, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que pode afetar a capacidade da planta de absorver água e nutrientes.

De modo geral, o certo é regar as plantas na parte da manhã, isso porque durante esse período a planta está com os poros abertos e consegue absorver melhor a água. É recomendado também no final da tarde, pois com o sol mais baixo e o solo fresco, a água pode penetrar melhor no solo.

Essa espécie gosta de solo bem drenável, com terra rica em matéria orgânica. É indicada para regiões quentes, já que não tolera geadas.

Como uma planta de ambientes internos, a zamioculca aceita bem ficar sem luminosidade. Por isso, se tiver um cantinho com sombra para deixá-la, será melhor, afinal, ela não deve receber luz solar diretamente.

Um problema comum com essa planta é causado por excesso de regas. Apesar de gostar de ambiente úmido, zamioculcas não gostam de solo encharcado.

Welwitschia

A Welwitschia é uma planta fascinante que pode não apenas sobreviver por milhares de anos, mas pode fazer isso em um dos ambientes mais inabitáveis do mundo, o deserto do Namibe, na África.

As suculentas são plantas que gostam de bastante luminosidade e luz direta, podendo receber incidência direta de sol por longos períodos do dia. Essas plantinhas têm como características o armazenamento de água em suas folhas, o que que permite regas espaçadas, e preferencialmente quando o solo estiver seco.

Entre as espécies mais conhecidas podemos citar cactos e suculentas, mas o lírio, a primavera, a verbena e muitas outras são bons exemplos de plantas que não precisam de rega constante, são resistentes ao sol e trazem cores variadas e vibrantes para o ambiente.

Erva-dos-carpinteiros: conhecida também como mil-folhas, milenrama e milefólio, a erva-dos-carpinteiros é uma planta que não necessita de muita rega. Gaillardia: uma planta vistosa, de cerca de 90 cm de altura, que adora o calor e o sol direto, sendo próspera em qualquer tipo de terra mais seca.

Helicônia

A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo.