Quais plantas não podem ficar juntas?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Saiba quais plantas não podem ser cultivadas juntas

  • Mentas. Se plantadas no mesmo local, junto com outras plantas, as mentas acabam morrendo ou matando a espécie vizinha. ...
  • Pimenta. Como consome muitos nutrientes do solo, ela acaba prejudicando as demais plantas. ...
  • Salsinha. ...
  • Cebolinha e nirá ...
  • Morango. ...
  • Pepino e girassol.

PLANTAS INIMIGAS (ANTAGÔNICAS)
Ao contrário das plantas companheiras, existem várias espécies e famílias de plantas que não se toleram. Elas apresentam problemas quando cultivadas próximas ou em sucessão.

Para quem faz o cultivo em vasos, seguem algumas plantas que se dão muito bem: sálvia, louro e alecrim; tomilho e sálvia; manjerona e orégano; e tomate e morango.

O método mais simples para obter híbridos em plantas é através da polinização manual. Faz-se com diferentes espécies do mesmo gênero ou entre diferentes variedades. Para este método, precisamos apenas de um pincel ou de nossos próprios dedos.

o espaçamento entre plantas varia entre 50 cm a 1 m.

Alecrim, manjericão, orégano, pimenta e tomilho também podem ser cultivados juntos. Já a hortelã deve ser cultivada sozinha. “Uma pergunta que sempre nos fazem é se podemos plantar salsinha e cebolinha junto.

A maioria das plantas repelentes são aromáticas e possuem óleos essenciais que formam uma barreira contra o ataque dos insetos. Dessa forma, quanto mais forte o cheiro, menos eles gostam. Outras plantas produzem substâncias repelentes em suas raízes com o mesmo objetivo, que é deixar os predadores bem longe.

A Flor Invertida é uma planta baixa e rasteira, que atinge cerca de 20 centímetros de altura, e se espalha em pequenas moitas. Por ser muito delicada, ela tem um cultivo mais saudável em vasos do que em jardim abertos, sendo assim, muito indicada para interiores.

Dendrofilia consiste em uma parafilia em que há atração sexual por árvores, legumes, frutas, etc.

Veja as nossas sugestões de combinação:

  1. 1 – Alecrim, sálvia e tomilho. Essas plantas de origem mediterrânea gostam de terra bem arenosa e bem drenada e não necessitam de tanta água. ...
  2. 2 – Coentro, salsa e cebolinha. ...
  3. 3 – Manjericão, orégano e manjerona. ...
  4. 4 – Manjericões de diversos tipos. ...
  5. 5 – Hortelã

Agave

1 – Agave. Com folhas longas, duras e pontiagudas, parecendo uma lança, esta é uma espécie bonita e muito resistente ao sol pleno que pode chegar a 2 metros de altura! O único cuidado é não plantá-la em áreas de grande circulação, pois pode machucar. A manutenção, no entanto, é prática.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.

Confira algumas variedades que, quando plantadas juntas, oferecem melhor desenvolvimento e ajudam-se mutuamente.

  • Alface, cenoura e beterraba. ...
  • Alecrim, sálvia e tomilho. ...
  • Chicória, abóbora e rabanete. ...
  • Repolho, brócolis e espinafre. ...
  • Batata, feijão e ervilha. ...
  • Tomate e abóbora. ...
  • Salsa e as demais variedades. ...
  • Morango e batata.