Quais perguntas Um promotor deve fazer?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

185, § 5º, do Código de Processo Penal.
...
Algumas perguntas importantes são:

  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Perguntas indutivas são terminantemente proibidas em audiência, simplesmente, porque elas induzem a resposta. A pessoa que faz uma pergunta indutiva, na verdade, não está perguntando! Ela está afirmando e querendo apenas uma confirmação.

Tanto o Ministério Público quanto o advogado do acusado podem participar do interrogatório e dirigir-lhe perguntas para esclarecer os fatos (art. 188 do CPP). Se o réu confessar o crime, o juiz deverá indagá-lo sobre os motivos e as circunstâncias e se outras pessoas contribuíram para ele.

tenha uma árvore de perguntas, ou seja, deve-se preparar um encadeamento lógico, sabendo-se de antemão quais os caminhos táticos a se seguir depois da resposta da testemunha. Folhear os autos ou procurar no computador, olhando para o lado, somente demonstrará o quão amador você é.

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

Para interrogar bem é importante treinar bastante para fazer as perguntas, apresentar as evidências e lidar com a pressão das perguntas de acompanhamento. É normal treinar com alguém para tornar a situação mais próxima da realidade. É o que dizem “a prática leva a perfeição” e nesse caso é exatamente isso!

Portanto, quem inicia o interrogatório judicial é o juiz, podendo, no entanto, as partes, ao final do ato, formular reperguntas sobre fato não esclarecido.

Uma dica adicional é não falar diretamente com a parte contrária, mas só com o seu advogado. Trata-se de uma demonstração de respeito para com o profissional. Respeito gera respeito e isso pode influenciar de forma positiva no transcorrer da audiência.

Portanto, como regra, em praticamente todos os processos, o Ministério Público e a defesa, de forma direta, formulam as perguntas às testemunhas arroladas, ao passo que, de forma excepcional, no rito do júri, quem inicia as perguntas é o juiz.

A testemunha fará, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ilhe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residência, sua profissão, lugar onde exerce sua atividade, se é parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relações com qualquer delas, e ...

O nome indica: um teste de raciocínio lógico (também chamado de teste de lógica) avalia a habilidade do indivíduo de raciocinar de maneira lógica, ou seja, que faz sentido. E fazendo isso através do uso de argumentos, premissas, declarações e afirmações que definem se algo é verdadeiro ou falso naquele contexto.

a) O Promotor de Justiça deve: i) ter um roteiro da fala; ii) falar de maneira natural e objetiva; iii) ser didático; iv) amalgamar razão e emoção; v) vigiar a postura (evitar abraços com o adversário, cochichos risonhos com o juiz, descuido com sua imagem, etc), já que o jurado observa não só o discurso formal, mas a ...

O réu pode responder à ação que lhe é proposta somente apresentando defesa ou, além da defesa, reconvir. No CPC/2015, toda a defesa, bem como a reconvenção (ação proposta pelo réu contra o autor e, eventualmente, outro (s) no mesmo processo da ação originária), são apresentadas na peça de contestação.

É possível ao acusado optar por responder apenas as perguntas da defesa? SIM. A ampla defesa assegura isso ao réu. Trata-se do chamado direito ao silêncio seletivo.