Quais perguntas fazer para entender a necessidade do cliente?

Perguntado por: olancastre9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Perguntas para identificar a necessidade do cliente

  1. O que você pode me dizer sobre a sua organização e sobre você mesmo? ...
  2. O que você não gosta na sua posição atual? ...
  3. O que você gostaria de mudar? ...
  4. Quais outras opções estão sendo consideradas por você? ...
  5. O que você pode me dizer sobre as prioridades?

Quais são as perguntas do SPIN selling?

  • Situação: descobrir a situação atual do comprador.
  • Problema: identificar os problemas enfrentados pelo comprador que o seu produto poderia solucionar.
  • Implicação: conhecer as causas e os efeitos desses problemas.
  • Necessidade do cliente: mostrar por que seu produto vale a pena.

Como levantar as necessidades dos clientes?

  1. Antes de tudo, estabeleça uma conexão com os prospects. ...
  2. Crie uma etapa para levantamento de necessidades dentro do seu funil de vendas. ...
  3. Não pule etapas. ...
  4. Utilize os frameworks de qualificação. ...
  5. Seja paciente e escute seu cliente. ...
  6. Invista em um CRM.

As perguntas de sondagem pedem mais detalhes sobre um assunto específico. Muitas vezes são perguntas de acompanhamento como: 'Você poderia me contar mais sobre isso? ' ou 'Por favor, explique o que você quer dizer.

Dicas para atender às necessidades e expectativas dos clientes

  • Conheça a persona.
  • Tenha o foco de vendas no cliente.
  • Desenvolva excelência no atendimento.
  • Crie um setor de Customer Success.
  • Aplique pesquisas de satisfação.
  • Introduza tecnologia na gestão.

BPM (sigla para Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português) é o conjunto de práticas focadas na melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seu objetivo é integrar a estratégia da organização às expectativas e necessidades dos clientes.

5 dicas para atender à expectativa do cliente e aumentar os...

  1. Seja empático. Ter empatia é uma das práticas mais importantes para atender à expectativa do cliente. ...
  2. Invista em ações de pós-venda. ...
  3. Seja perito no seu mercado. ...
  4. Dê informações sobre seu produto ou serviço. ...
  5. Surpreenda o cliente.

Perguntas de necessidade (N)
Esse tipo de pergunta precisa trazer impacto e emoções positivas. Depois de ter visto o impacto negativo, caso não resolva o problema, o prospect precisa sentir que a solução dele pode ser resolvida e a empatia não pode ser deixada de lado.

Exemplos de perguntas de Implicação
Já pensou sobre os impactos negativos que esse tipo de problema pode trazer para o seu negócio, caso continue a acontecer? Você sabe me dizer quais outras áreas da empresa são afetadas pelo problema? Quanto do tempo de trabalho você perde ao tentar contornar essa dificuldade?

Para tanto, os vendedores podem fazer perguntas investigativas, onde averiguam, por exemplo, se o cliente em potencial tem o orçamento necessário para concluir a compra ou, até mesmo, se ele realmente precisa do produto ou serviço.

Da mesma forma, uma sequência correta de perguntas faz o cliente sentir-se compreendido, o que facilita muito o processo de vendas. Do mesmo jeito que perguntas erradas afastam, perguntas certas aproximam.

Use o histórico de compra dos clientes a seu favor
Outra forma de identificar as necessidades do cliente é visitar e estudar o seu histórico de compras. Isso ajuda a entender quais são os produtos ou serviços que ele já comprou e, assim, fazer perguntas mais específicas sobre o que ele está procurando.

Como definir o público-alvo?

  1. Pesquise o mercado e o cenário atual. O primeiro passo é analisar o mercado. ...
  2. Conheça o seu negócio e o seu produto. ...
  3. Divida o mercado em segmentos. ...
  4. Identifique a atratividade dos segmentos. ...
  5. Selecione o segmento-alvo (um ou mais) ...
  6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.
  1. #1 Abra seu corpo e mire seu coração para a pessoa. ...
  2. #2 Dê o seu melhor sorriso e foque no olhar do seu cliente. ...
  3. #3 Seja um camaleão. ...
  4. #4 Coerência e atitude positiva. ...
  5. #5 Faça perguntas amplas e que estimulem a imaginação. ...
  6. #6 Use corpo e rosto para demonstrar seu interesse.

5 maneiras de responder perguntas criativamente com seus...

  1. Dê uma olhada no que você gosta de ler. ...
  2. Lembre-se que assuntos chatos não existem. ...
  3. Pense em explorar um ponto que quase todos discordariam. ...
  4. Nunca deixe a pesquisa de lado. ...
  5. Em vez de somente responder, pergunte também.

Os cinco passos da venda

  • Aborde o cliente corretamente.
  • Descubra as necessidades do cliente.
  • Ofereça uma solução.
  • Feche a venda.
  • Conclua a venda e faça um acompanhamento.