Quais partículas não tem massa?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os bósons, como os fótons e glúons, são partículas responsáveis pela interação entre partículas. São conhecidos também como partículas virtuais, já que não possuem massa e, por isso, movem-se constantemente na velocidade da luz.

Definiram, então, que os átomos são formados por elétrons, prótons e nêutrons.

A massa do átomo é dada praticamente somente pelo número de prótons e nêutrons existentes no núcleo. Isso ocorre porque cada próton e cada nêutron são 1836 vezes maiores que um elétron.

próton

O próton possui uma massa cerca de 1836 vezes maior que a do elétron e praticamente idêntica à do nêutron, outras partículas subatômicas conhecidas.

É a unidade indivisível da matéria
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

Possuem uma massa de aproximadamente 9 x 10-31 kg, cujo valor é cerca de 1836 vezes menor que a massa do próton, e uma carga de -1,60 x 10-19 C.

Também no núcleo, além dos prótons, existem os nêutrons, que são partículas que não possuem carga elétrica.

Na verdade, são aproximadamente 133.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 átomos.

Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Existem dois tipos de partículas fundamentais: partículas de matéria, alguns dos quais se combinam para produzir o mundo que nos cerca, e partículas de força – um dos quais, o fóton, é responsável por radiação eletromagnética.

Na área da química, uma partícula é o fragmento mais pequeno de matéria que mantém as propriedades químicas de um corpo. Neste sentido, os átomos e as moléculas são partículas. Tratando-se de uma partícula não formada por outras unidades mais pequenas, fala-se de partícula elementar.

É chamada de partícula a qualquer parte ou corpo muito pequeno de algo. Entre os exemplos de partículas podemos encontrar os grãos minerais e as partículas subatômicas.

Essas partículas receberam o nome de prótons (p). O próton apresenta massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron. Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo.

A massa atômica é a massa de um átomo ou de um elemento químico em relação a 1/12 da massa de um átomo de carbono-12. A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por “u”.

As partículas atômicas principais são: prótons (que é o mesmo que o número atômico), os nêutrons e os elétrons. O número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons.

Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.007276 u e massa relativa igual a 1. Já o valor da carga elétrica real do próton é de 1,6 • 10-19 coulombs, aproximado para +1. A massa dos prótons é constituída de energia cinética dos quarks e dos campos de partículas de trocas.

Assim, eles diminuem as forças de repulsão entre os prótons e mantêm o núcleo estável, com as partículas unidas. A massa de um nêutron é igual a 1,675 . 10-27 kg, sua massa em unidade de massa atômica é relativamente igual a 1.

Com isso, podemos concluir que o núcleo atômico, além de ser minúsculo, comporta a maior parte da massa do átomo. Para quem não sabe, a massa total é a soma das massas dos prótons e nêutrons.