Quais partes do corpo escurece na gravidez?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os mamilos, axilas, aréolas, genitálias, períneo, ânus, parte interna das coxas e pescoço e, a mais comum, linha média abdominal (também chamada de linha nigra) podem escurecer. No caso dos mamilos e linha nigra, principalmente após o parto. Além disso, cicatrizes, nevos e lentigos também podem sofrer escurecimento.

Entre as transformações vaginais que se pode esperar, há a mudança de tamanho, cor e aspecto – já no início da gravidez – e até mesmo da aparência dos pelos nesta região. “O aumento do conteúdo vaginal é a transformação mais evidente. Edema da região vulvar e vaginal também pode ser observado.

Cerca de 90% das gestantes apresentam esses tipos de manchas. A sua forma mais normal é o melasma, também chamado de cloasma, máscara ou pano gravídico. São manchas escuras que podem surgir na barriga, rosto, mamilos, na área genital, e na parte superior e interna das coxas.

A pele da papila mamária e da aréola é rica em melanócitos (células produtoras de melanina) e, consequentemente, é tipicamente mais escura que a pele que recobre o restante da mama: o escurecimento subsequente ocorre durante o segundo mês de gestação, e posteriormente persiste em um grau variável.

Entre os rastros deixados pela inundação hormonal da gestação está o aparecimento dos melasmas, uma hiperpigmentação da pele, com bordas irregulares, em geral no rosto. No pós-parto, espera-se que desapareçam em dois a três meses.

Algumas medidas podem minimizar o escurecimento da região íntima e inclusive fazem parte das orientações de tratamento para o clareamento dessa região:

  1. Evitar uso de roupas apertadas;
  2. Se possível, dormir sem calcinha;
  3. Evitar depilação com cera ou lâmina, optar pela depilação com laser.

Quais são as dicas para tratar as manchas na pele na gravidez?

  1. Ácidos. Os ácidos mais usados são o glicólico, o retinoico (tretinoína), o adapaleno e o azelaico — único que, comprovadamente, pode ser usado no período da gestação e amamentação. ...
  2. Clareadores. ...
  3. Peeling. ...
  4. Lasers e Luzes.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

Uma das principais causas de dor na virilha na gravidez é o aumento do peso do bebê, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação. Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

As mudanças na pele na gravidez que a tornam tão luminosa são consequência do aumento na circulação da epiderme. Assim, torna-se mais rosada e luminosa.

O que deve ser evitado nos cuidados com a pele na gravidez
As que mais se destacam são: cremes com ureia: seus ativos penetram na pele e podem chegar até o bebê; ácido salicílico e ácido retinóico: ambos provocam efeito irritativo que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, além de causarem descamação.

O depilador elétrico ou as lâminas, portanto, acabam sendo duas opções melhores para as mulheres gestantes. “Porém, como em qualquer método, a atenção deve ser maior com a exposição ao sol na área depilada, que aumenta ainda mais o risco de manchas”, alerta Judith.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.

Quanto à coloração da vagina, ela pode ficar mais escura devido ao aumento da melanina nesta região. Assim como a vagina, as axilas e, também, a linha vertical que divide o abdômen ficarão mais marcados. Essa é a tal linha nigra ou alba, como também é chamada.

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Procure um nutricionista para iniciar uma dieta. ...
  3. Faça sessões de drenagem linfática. ...
  4. Utilize uma cinta após o parto. ...
  5. Mantenha o hábito de usar creme hidratante. ...
  6. Beba mais água. ...
  7. Complemente sua dieta com colágeno. ...
  8. Recorra à cirurgia plástica.

Algumas opções naturais para clarear a virilha em casa:

  1. Esfoliante de aveia e óleo de coco. ...
  2. Esfoliante de bicarbonato de sódio. ...
  3. Creme de argila branca e camomila. ...
  4. Água de arroz.