Quais paradoxos existem?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

8 paradoxos famosos que vão confundir a sua cabeça

  • Paradoxo de Zenão. ...
  • Paradoxo do avô ...
  • Paradoxo dos Gêmeos. ...
  • Paradoxo do mentiroso. ...
  • Paradoxo de Fermi. ...
  • Paradoxo de Epicuro. ...
  • Paradoxo do quadro Relativity. ...
  • Paradoxo do Soneto da Fidelidade.

1. Paradoxo da vida. É os autos e baixos da vida,suas viradas,suas crises e autos tudo se contrapõe e ao mesmo tempo se completa.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

O paradoxo de bootstrap conecta de uma forma insana o passado e o futuro, tornando-se de uma certa forma até contraditório. É quase como um loop de acontecimentos que só foram possíveis porque algo do futuro interveio; o acontecimento acaba se tornando o causador dele mesmo.

Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Sendo a sua liberdade/Era a sua escravidão. (Vinicius de Moraes).

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

Paradoxo de Fermi

Esse é o Paradoxo de Fermi, o físico que se perguntou: “onde estão eles”, durante um almoço com seus colegas. Uma das soluções a esse paradoxo desafia a ideia de que a Terra é um planeta comum e postula que a vida é extremamente rara em todo o universo.

Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.

Assim, os estudos e a importância dos paradoxos, que vêm despertando interesse dos jovens pelo mundo inteiro, elevam a autoestima dos estudantes, transformam teorias em práticas, enfim, mostram o lado humano e lúdico da filosofia.

O paradoxo formulado por Zenão é o seguinte: cada vez que Aquiles percorre determinada distância num espaço de tempo, a tartaruga já percorreu uma outra distância.

O Paradoxo de Russell é um paradoxo descoberto por Bertrand Russell em 1901 e que mostra que no sistema do livro de Frege Leis fundamentais da aritmética pode ser derivada uma contradição. O paradoxo foi comunicado por uma carta a Frege de 1902.

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

avó materna: mãe da mãe. avó paterna: mãe do pai.

Ser avô é ter a certeza que não se trabalhou em vão, ser avó é desfrutar do carinho de uma criança. Ser avó é ver no neto alguém que pode ajuda-la, ser avô é sentir sua vida multiplicada. Ser avô é saber que nada vai acabar, ser avó é saber que se acabar, acabou bem, muito bem.

paradoxoparadoxo | n. m. | adj.