Quais palavras usar na conclusão de uma redação?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

12 conectivos de conclusão (com exemplos)

  1. Conclui-se. Sinônimos: depreende-se, infere-se, percebe-se. ...
  2. Desse modo. Sinônimos: assim sendo, dessa forma, dessa maneira. ...
  3. Dessa forma. Sinônimos: à vista disso, então, por isso. ...
  4. Destarte. Sinônimos: assim, consequentemente, logo. ...
  5. Diante disso. ...
  6. Diante do exposto. ...
  7. Em síntese. ...
  8. Em suma.

A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.

No início do seu texto, você apresentou o seu ponto de vista do assunto. Agora, na conclusão, é hora de retomar a sua tese e ressaltar a ideia principal que você desenvolveu ao longo da redação. Você pode até fazer um resumo do que foi tratado, mas fique atento à quantidade de texto que está escrevendo.

Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.

A vírgula deve ser usada antes das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e também das conclusivas (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então).

Conclusões é o plural de conclusão.

Esse acrônimo é utilizado para denominar os possíveis agentes responsáveis pela proposta de intervenção na redação.
...
Quem são os agentes da proposta de intervenção, os GOMIFES?

  1. 1 Governo. ...
  2. 2 Organizações não governamentais (ONGs) ...
  3. 3 Mídia. ...
  4. 4 Indivíduo ou iniciativa privada. ...
  5. 5 Família. ...
  6. 6 Escola. ...
  7. 7 Sociedade.

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória. É na introdução de uma redação que o leitor é apresentado ao conteúdo que será desenvolvido nas outras partes da do texto, como: desenvolvimento e conclusão.