Quais palavras não são Digrafos?

Perguntado por: mgoncalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos
  • "Gu" e "qu" não serão dígrafos quando a semivogal "u" for pronunciada: "enquanto", "linguiça", "bilíngue".
  • Quando duas consoantes se juntam e formam sons diferentes, temos um encontro consonantal, e não um dígrafo.

gu – gueixa, sagui, linguiça. qu – aquilo, quarto, queijo. Atenção: Somente serão considerados dígrafos as letras gu e qu quando estiverem seguidas das vogais 'e' ou 'i', representando os fonemas /g/ e /k/.

Resposta: Se as duas letras tiverem um som só, formam dígrafo, como em descer, piscina, etc. Se possuírem dois sons, como em asco, disco, etc., formam encontro consonantal.

Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante). No entanto, não devem ser confundidos com encontro consonantal e nem com encontro vocálico.

gu – águia, preguiça, Guido.

Quando as duas letras são pronunciadas, não se trata de dígrafo: quase, freqüente, eqüidade, lingüiça, escada, exclamação, etc. O trema é colocado sobre o “u” exatamente para indicar que ele deve ser pronunciado.

Encontro de duas letras que representam um fonema consonantal. Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu.

CH, LH, NH, RR, SS, QU, GU não são grupos consonantais, mas sim Dígrafos que é a reunião de duas letras para a transcrição de um Fonema. É o caso de machado, calha, banheiro, carro e passo. M e o N pós vocálico, também, não formam encontro consonantal, já que não são consoantes e sim sinais diacríticos de nasalização.

Usa-se XC e XS no dígrafo que tem som de “ss”. Por exemplo: excêntrico, exceção, excedente, excesso, excepcional, exsurgir.

Deste modo, é óbvio que a palavra quero apresenta o dígrafo qu.

Pode-se afirmar que na palavrasombra” ocorre um dígrafo vocálico, porque o encontro "om" representa um só fonema. Assim, temos duas letras que representam um único fonema. Portanto, trata-se de um dígrafo. A letra M só está presente para representar o som anasalado da vogal "o".

SC. É dígrafo quando seguido de e ou i, mas é encontro consonantal quando seguido de a, o, u, l ou r. Dígrafo: descer, piscina.

Os digramas da língua portuguesa são: rr, ss, lh, nh, ch, qu, gu, as vogais nasais representadas com duas letras (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) e, em certos casos, sc: (ex.: florescer), sç (ex.: desça), xc (ex.: exceder).

Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

Dígrafo é a reunião de duas letras que representam um só fonema. Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

Palavras com dígrafos consonantais
NH: carinho, ganho, estranho.

Dígrafo significa “duas letras” (DI=duas/GRAFO=letra). Na língua portuguesa, quando essas duas letras, juntas na mesma palavra, possuem som de uma letra só quando reproduzidas foneticamente, são chamadas de dígrafo. A fonologia da palavra é o som que ela produz ao ser falada.

Dígrafo

Dígrafo consonantalForma um único som consonantal: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.corrida máquina galho
Dígrafo vocálicoForma um único som vocálico: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.mundo lindo lâmpada

Resposta: Aquático e aguado. Explicação: Se pronunciarmos o GU ou o QU nas palavras e não falarmos o som da letra U, termos aí um Dígrafo.

E você sabia que existem dois tipos de dígrafos? Isso mesmo! São os dígrafos consonantais (“ch”, “gu”, “lh”, “nh”, “qu”, “rr”, “sc”, “sç”, “ss”, “xc”, “xs”) e os dígrafos vocálicos (“am”, “an”, “em”, “en”, “im”, “in”, “om”, “on”, “um”, “un”).