Quais palavras a letra u é pronunciada?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Vejamos os seguintes exemplos: introdução; oportunidade; produção. São exceções a esta regra as seguintes palavras: rodopiar, socorrer, cotovelo, sussurro, gulodice.

Existem palavras nas quais o qu é seguido de e ou i mas não forma dígrafo consonantal porque a vogal u é pronunciada: cinquenta, tranquilo, frequente, consequência, sequestro,...

”QU” SEM O “U”
Deixa-se de escrever o “u” porque não é pronunciado. Exemplos: qero, aqilo, leqe, etc.

Aprendeu na escola primária, e muito bem, que a semivogal u /w/ do grupo qu se pronuncia quando seguida das vogais a ou o, não acontecendo tal quando as vogais que se lhe seguem são o e ou o i. Esta é efectivamente a regra da pronúncia deste grupo. A justificação assenta na etimologia e evolução das palavras.

Resposta. Explicação: pois nos falamos rakete e não rakuete. E eskilo não eskuilo.

"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc.

Segundo as regras de acentuação, o “i” e o “u” tônicos do hiato são acentuados quando isolados na sílaba ou acompanhados de “s”. Daí a razão de tais palavras serem acentuadas.

A pronúncia do L
Assim como as letras O no final das palavras se transformam em U, também podemos esperar comportamento idêntico do L. É essa característica que faz com que palavras como sol, sal e Isabel sejam enfatizadas em sua última (ou única) sílaba.

Concluímos, então, que L virar U, na fala e na grafia, é uma tendência natural em várias línguas. Isso porque a pronúncia da consoante exige um esforcinho a mais do que a da vogal. Por isso, além do /w/, os brasileiros transformaram o /l/ final em outras duas variantes: 1.

Ao consultarmos o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, perceberemos tanto a pronúncia /kestão/ quanto /kuestão/.

  • exu. cru. maracatu. deu. tabaréu. escambau. tatu. pitéu. valeu. leu. ...
  • seminu. hindu. pica-pau. cireneu. nazireu. europeu. cupuaçu. canguru. luau. varapau. ...
  • uru. perau. juju. galileu. stricto sensu. pinéu. arranha-céu. mandacaru. mu. ...
  • in situ. arameu. iru. poviléu. saru. pitu. saduceu. mulungu. abiu. ...
  • caduceu. castanha-de-caju. blau. arqueu. curu. jabu. anu. bru. tiau.

Nas sílabas qua e quo, a semivogal u é sempre pronunciada. Já nas sílabas que e qui, a semivogal u pode ser ou não pronunciada.

Significado de U
substantivo masculino Vigésima letra do alfabeto português e quinta ou última das vogais. Tem três sons: 1) agudo ou tônico, oral, como em tatu, puro; ) reduzido, oral, como em pular, cômputo; 3) nasal, quando seguido das consoantes m ou n, como em um, mundo.