Quais países usam chuveiro elétrico?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria.

Como citamos antes, assim como as torneiras, a água é aquecida nos cilindros, que podem ser a gás ou elétricos, assim, no chuveiro nunca é elétrico em Portugal.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

brasileiro

Série Energia: Chuveiro elétrico foi criado por brasileiro e se popularizou nos anos 1930. Muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico que temos na nossa casa, foi criado por um brasileiro, no século passado, chamado Francisco Canho. Mas a ideia de aquecer a água para tomar banho é muito antiga.

Francisco Canhos

Foi então que Francisco Canhos, um engenheiro de Jaú, interior de São Paulo, desenvolveu o primeiro modelo de chuveiro elétrico "moderno" na década de 1940. A intenção era ter uma tecnologia segura e automatizada, além de ser de fácil instalação em casas mais populares.

Na generalidade da Europa a água chega bem fria no inverno, e é necessária muita energia para a aquecer. Fornecer essa energia toda de forma rápida numa cabeça de chuveiro não é fácil.

Como eram os primeiros chuveiros elétricos? Os primeiros modelos de chuveiro eram muito rudimentares e chegavam até mesmo a ser perigosos. As resistências pioneiras esquentavam a água de repente, porque eram feitas de cromo e níquel, materiais com alto ponto de fusão.

Preços da energia no produtor e no consumidor na UE
os preços da energia no produtor industrial interno passaram de 106,2 para 241,3. os preços no consumidor da eletricidade, do gás e de outros combustíveis passaram de 105,4 para 172,3.

Actualmente, em Portugal, chama-se duche (do fr[ancês] douche) ao «jacto ou chuveiro de água que se aplica ao corpo de alguém, com fins higiénicos ou terapêuticos; banho de chuveiro».

O elétrico é o carro elétrico tradicional em grandes cidades como Lisboa e Porto. O elétrico faz um percurso tipicamente mas não obrigatoriamente turístico. Movimenta-se sobre carris (trilhos), que em geral encontram-se embutidos nas partes mais antigas das cidades.

O chuveiro termostático dá controle total da temperatura e, mesmo se alguém estiver usando a torneira de água quente, você não terá problemas. Semelhante ao chuveiro mixer, ele utiliza a água da caixa, misturando água quente e fria. Contudo, diferentemente do outro modelo, mantém a temperatura para todas as saídas.

Na Italia os chuveiros não são como no Brasil. De modo geral, as casas tem banheiras e chuveirinhos que podem ser pendurados na parede e dão a sensação de serem (quase) um chuveiro normal. Abri as torneiras, me molhei e comecei a me ensaboar.

Na Alemanha, tem banho quente à disposição o ano todo. E não são aqueles chuveiros elétricos que dão choque quando você põe a mão, não. O sistema de aquecimento da casa se encarrega de levar água quente para as torneiras, chuveiro e máquina de lavar.

Na maioria dos hotéis você encontrará o chuveiro junto com a banheira, sem blindex, com cortina. Basta você levantar o pino acima da torneira por alguns segundos que irá mudar a direção da água. E é necessário fazer isso todos os dias. Agora você já sabe como funciona e não irá ter dificuldades!

No caso específico dos chuveiros, a diferença de potencial da rede elétrica estabelece uma corrente entre os terminais de seu próprio resistor de aquecimento, e não pela água que, por mais condutora que seja, representa uma resistência, de muito maior valor, em paralelo com a primeira.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Canho, que era engenheiro da Light, a empresa de eletricidade do Rio de Janeiro, decidiu criar uma solução elétrica para o problema. Ele projetou o primeiro chuveiro elétrico e patenteou a invenção em 1948. O chuveiro elétrico de Canho era feito de uma resistência elétrica que aquecia a água quando passava por ela.

Por que o chuveiro elétrico consome muita energia? Dentro de uma residência, esse o chuveiro elétrico é o aparelho com maior potência e, por isso, pode ser o responsável pelo aumento médio de até 25% nas faturas.

Alessandro Lorenzetti

Alessandro Lorenzetti
Nascido na Itália, formou-se engenheiro civil em 1886 na cidade de Roma. Em 1923 fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti.

Chuveiro elétrico: como tudo começou
Fora isso, a ineficácia na isolação de seus condutores elétricos causava choques elétricos. A tecnologia de Francisco Canho permitiu o aprimoramento destes problemas, sendo por este motivo que a invenção é atribuída a ele.