Quais países são comunistas na América do Sul?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

P

  • Partido Comunista do Brasil.
  • Partido Comunista Brasileiro.
  • Partido Comunista Colombiano.
  • Partido Comunista Colombiano Clandestino.
  • Partido Comunista da Argentina.
  • Partido Comunista da Argentina (Congresso Extraordinário)
  • Partido Comunista da Bolívia.
  • Partido Comunista do Equador.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social.

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

O presidente Jair Bolsonaro é amplamente considerado um político populista de extrema-direita. Desde 2011 grupos identificados por autoridades de segurança como de extrema-direita fazem apoio público a Bolsonaro.

No espectro político, a direita descreve uma visão ou posição específica que normalmente aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Esta postura política geralmente justifica esta posição com base no direito natural e na tradição.

Partidos de esquerda radical
Em primeiro lugar, a extrema-esquerda rejeita a estrutura socioeconómica subjacente ao capitalismo contemporâneo. Em segundo lugar, defendem estruturas económicas e de poder alternativas que envolvem a redistribuição de recursos das elites políticas.

Metade da Europa e quase toda a Ásia viviam sob regimes socialistas, como os da União Soviética, que incluía, dentre outros, a Rússia, Belarus, Ucrânia, Armênia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Lituânia e Moldávia.

Historicamente alinhados ao chavismo, os comunistas romperam politicamente com o governo de Nicolás Maduro em agosto de 2020, criticando a gestão econômica do país e denunciando ataques sistemáticos por parte do regime chavista contra integrantes do partido.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

Comunismo (do latim communis) é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais ...

Forma de governo: monarquia parlamentarista - O parlamento norueguês é chamado de Storting. Tem 169 membros.

Distinção entre esquerda e direita
A direita é mais conservadora e mais contínua nas suas ideias; a esquerda convive melhor com a descontinuidade.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de centro-esquerda a esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.

Integralismo. O bolsonarismo também é associado com o Integralismo brasileiro, movimento fascista criado por Plínio Salgado. Bolsonaro resgatou o lema "Deus, pátria e família" em 2019 ao tentar fundar o partido Aliança pelo Brasil.

No século 19, com o advento do socialismo científico na Alemanha – terra de Karl Marx e Friedrich Engels –, os primeiros socialistas adotaram a palavra “kamrade” como sua forma de tratamento. A razão para a escolha não é clara. Em latim, o termo “camarada” significa, literalmente, “companheiro de cômodo”.

Para se conseguir alcançar o ideal de uma sociedade igualitária, seria essencial que as elites dominantes fossem desafiadas. Dessa forma, o trabalho que é visto como uma mercadoria, como acontece no capitalismo, na doutrina comunista as pessoas trabalhariam de forma livre.

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica baseada na abolição da propriedade privada e das classes sociais. Já o capitalismo refere-se a um sistema sócio-econômico fundamentado no direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.

O termo, historicamente associado com a política de direita, desde então tem sido usado para descrever uma ampla gama de pontos de vista: diferentes grupos de conservadores podem escolher diferentes valores tradicionais para preservar. Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico.