Quais países o Enem é válido?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Porém, países como França, Irlanda, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos também aceitam alunos a partir da nota do Enem. Aqui vale ressaltar que, apenas a nota do exame não basta para ser aceito nas universidades. Cada uma delas tem suas próprias regras, seu modelo de aplicação e todos eles bem diferentes do Brasil.

É isso mesmo que você está lendo: é possível utilizar a sua nota na prova para fazer sua graduação no exterior! Algumas universidades ao redor do mundo aceitam a pontuação do ENEM como forma de ingresso, seja como parte total ou parcial de seus processos seletivos.

A prova tem duração total de 3 horas e 50 minutos, e é dividida em duas partes: Evidence-based reading (leitura) e writing (escrita) e Mathematics (matemática). Há também um essay (redação) que é opcional e realizado no mesmo dia, após as demais seções.

Cursos mais difíceis (nota de corte: 700 a 850 pontos, em média)

  • Medicina.
  • Odontologia.
  • Engenharia Civil.
  • Direito.
  • Arquitetura e Urbanismo.
  • Farmácia.

Testes de admissão padronizados
Assim como na grande maioria das universidades mais concorridas, a Harvard exige uma nota em um exame padronizado – assim como o nosso ENEM –, que pode ser o SAT ou o ACT (com ou sem a seção de redação).

Se você está pesquisando como entrar em uma universidade nos Estados Unidos já deve ter se deparado com estas siglas. Afinal o SAT e ACT são os exames mais aceitos pelas universidades dos EUA. Mas não se assuste! Eles são como o Enem brasileiro, medem o nível de aprendizado dos estudantes no ensino médio.

Para ingressar em um dos cursos da universidade, o estudante brasileiro precisa ter, além do certificado de conclusão do Ensino Médio, notas superiores às médias obtidas pelos outros estudantes, que tenha atingido pelo menos 55% da nota do Enem ou ter um diploma de bacharel internacional.

Como estudar em universidades de Portugal que aceitam o Enem? A nota do Enem pode ser usada na candidatura a um curso de graduação, ou licenciatura como é chamado no país, em todas as universidades que assinaram um convênio com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Em primeiro lugar, os candidatos devem realizar os testes padronizados (como o ACT ou o SAT) e exames de proficiência em inglês (como o TOEFL ou IELTS) e enviar seus resultados à instituição. Além disso, é necessário enviar o currículo acadêmico, cartas de recomendação e essays (que são as redações) para análise.

Porém, não se engane, o SAT é bem mais complexo que o nosso Enem. E a prova é ainda mais difícil para nós, brasileiros. O principal motivo para isso, claro, é porque a prova é toda em inglês. Muitas questões do SAT dependem da sua compreensão da língua, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas.

Gaokao é aplicado todos os anos para, aproximadamente, 9 milhões de alunos do ensino médio em toda a China. E passar nele é o objetivo de todos os estudantes do sistema educacional chinês. Há tantas pessoas que fazem o exame que precisam dificultar a aceitação de estudantes com base no mérito das universidades.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Columbia University

A Columbia University está no topo da lista das mensalidades mais caras, com um custo anual de cerca de R$ 347,91 mil.

Como o processo da Oxford é concorridíssimo – são mais de 20.000 candidatos para aproximadamente 3.250 vagas todos os anos –, algumas faculdades e áreas de estudo solicitam testes de admissão como uma forma de ajudar a selecionar candidatos mais preparados.

Em seis das oito universidades que integram a Ivy League, conjunto de universidades de prestígio nos Estados Unidos, o curso mais popular é economia. É a major mais procurada pelos estudantes de nomes como Harvard, Yale, Dartmouth e Columbia.

O Enem foi criado no ano de 1998 durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio teve como intuito avaliar todos os anos o aprendizado dos estudantes do ensino médio em todo o território nacional.

Se seu objetivo é uma bolsa para fazer pós-graduação fora, é bom saber de antemão que algumas universidades têm processos de seleção hipercompetitivos, então, nestes processos apresentar bom desempenho acadêmico, ou seja, boas notas, é o mínimo.

9.250 GBP (2017 – 18)

Não são todas, mas muitas faculdades brasileiras, tanto públicas quanto privadas, aceitam transferências oriundas de instituições estrangeiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Integração Latino- ...