Quais países nunca venceram a Copa do Mundo?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Outras seleções que disputaram finais e nunca venceram edições de Copa foram Hungria (1938 e 1954), Checoslováquia (1934 e 1962) e Suécia (1958).

Estados Unidos

Quatro vezes campeão olímpico, tetracampeão mundial e único país que nunca ficou fora do pódio de uma Copa do Mundo nas oito edições já realizadas, Os Estados Unidos são a referência e o time a ser batido sempre que falamos da modalidade.

A Suíça era uma das quatro seleções que o Brasil nunca venceu na história das Copas do Mundo. Portugal, Noruega e Hungria, agora, formam a lista.

Tchecoslováquia (8 Copas)
Concebida também após o término da Primeira Guerra Mundial, a Tchecoslováquia simbolizava a união entre as atuais República Tcheca e Eslováquia.

Mas a Federação Indiana de Futebol mandou um ofício para a Fifa dizendo que não iria mais disputar aquela Copa. Ficou para a história a lenda de que os indianos se recusaram a jogar o Mundial porque seus jogadores estavam acostumados a jogar descalços e seriam obrigados a usar chuteiras na Copa.

Não bastasse ser a seleção com mais participações (17) sem conquistar um título, o México também é quem mais perdeu na história da competição. A Copa do Mundo 2022 já começou no Sr. Goool.

Brasil

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.

Países que mais venceram a Copa do Mundo
Entre as oito seleções campeãs do mundo, somente seis conquistaram o título mais de uma vez. O Brasil é o único pentacampeão até o momento, enquanto Alemanha e Itália somam quatro vitórias cada. O ranking dos países vencedores da Copa são: Brasil: 5 vitórias.

Apenas um time nunca foi derrotado pela equipe Canarinho. A seleção que jamais perdeu para o Brasil é Senegal.

A última vez que uma seleção que já tinha o título mundial em seu currículo foi ausência em uma Copa ocorreu em 2006, quando o Uruguai acabou eliminado na repescagem intercontinental. Contando só as europeias, a última que ficou de fora na condição mencionada foi a Inglaterra em 1974.

França

O maior carrasco do Brasil em Copa do Mundo, sem dúvidas, é a França. O país europeu é o único a eliminar a Seleção em mais de uma edição do Mundial. Foram três, no total: 1986, 1998 e 2006. Vale destacar que a primeira eliminação foi na disputa de pênaltis após empate no tempo regulamentar.

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo de 2022. A seleção brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis e pela segunda edição seguida cai nas quartas de final. O fantasma não é de hoje: desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para um europeu nas quartas de final da Copa.

O Brasil nunca ganhou uma Copa em que perdeu ao menos um jogo. Em 1958, 62, 70, 94 e 2002 a seleção foi campeã invicta. Nas campanhas do tri e do penta, ainda vencendo todas as partidas no Mundial. Na história das Copas, apenas quatro seleções conseguiram ser campeãs numa edição em que tiveram uma derrota.

Além do Brasil, Polônia e Marrocos também não tomaram gols.

Classificação e Jogos
A seleção brasileira é a única entre todas as participantes da Copa do Mundo que não tomou gol.

Antilhas Holandesas, Zaire, Canadá, China e Trinidad e Tobago já disputaram a maior competição de futebol do planeta, mas nunca balançaram as redes.

A decisão correu devido interferências externas, o que viola os estatutos da entidade. A punição se deu porque o ex-presidente da federação de futebol do país, Praful Patel, permaneceu mais de 12 anos - limite máximo - no cargo, e ainda exerceu diversos cargos políticos, o que é proibido pela Fifa.

A Seleção Chinesa de Futebol representou a República Popular da China (também referida como China) na Copa do Mundo FIFA em apenas uma ocasião, em 2002, quando o torneio foi realizado pela Coreia do Sul e pelo Japão, sendo eliminada na fase de grupos sem marcar nenhum gol.

Como um padrão cultural, indianos começaram a se movimentar pela Seleção nos anos 1990, quando o Brasil chegou nas finais de 1994 e 1998. Na época, de acordo com indianos mais velhos, já era notória a torcida pelas seleções de outros lugares do mundo e, principalmente, da América do Sul.

Hungria 10 x 1 El Salvador, de 1982, segue como a maior goleada da Copa do Mundo na história. O Brasil fez 4 a 0 no primeiro tempo contra a Coreia do Sul, e a expectativa dos torcedores ficou por conta de um possível recorde.