Quais países formavam o Vice-reino do Peru?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

O Vice-Reino do Peru deu origem a três países: Peru, Chile e Bolívia. Do Vice-Reino do Prata surgiram outros três países: Argentina, Uruguai e Paraguai.

Com o término da dominação espanhola, no início do século XIX, surgiram na região do vice-reinado do Prata, após muitas lutas, o Uruguai, o Paraguai, a Bolívia e a Argentina.

Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru. Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país. A batalha contra os espanhóis durou até 1824, quando finalmente foram vencidos pelas tropas de Antonio José Sucre.

Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.

O Vice-Reinado de Nova Granada, com sede na Colômbia, abrangia também os atuais Panamá, a Venezuela e Equador.

Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão, recebeu o título de vice-rei, com valor apenas honorífico. Com a transferência da capital em 1763, de Salvador para o Rio de Janeiro, a nomeação de um vice-rei para o Estado do Brasil tornou-se usual.

1763: Capital do Vice-Reino do Brasil por carta régia de 31 de agosto (pouco antes, em 27 de junho, o Brasil foi elevado a Vice-Reino de Portugal).

Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.

Resposta verificada por especialistas
Estes países - Argentina, Paraguai e Uruguai - tem datas de independência diferente pois assumiram identidades políticas diferentes e lutaram de forma diferente pela independência.

O Vice-Reino do Rio da Prata perdeu o território da audiência de Charcas, que deu lugar à República da Bolívia. A audiência de Buenos Aires desfez-se para a criação das Repúblicas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.

Na Guerra de Independência peruana atuaram dois dos principais líderes militares sul-americanos do momento: os generais Simón Bolívar e José de San Martín.

A Bolívia fazia parte do Império Inca até à colonização espanhola no século XVI. Os espanhóis ocuparam o território, apoderaram-se das terras dos índios pela força e obrigaram-nos a trabalhar como escravos nas minas de prata.

Vice-Rei foi o título, usado em algumas monarquias da Europa, para designar os governadores e representantes do rei numa província afastada ou num território ultramarino.

A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810 e, em 1824, já era uma república.

Vice-Reino de Nova Granada (em castelhano Virreinato de Nueva Granada) foi a denominação dada em 27 de maio de 1717 a uma jurisdição colonial do Reino de Espanha no noroeste da América do Sul, correspondendo principalmente aos modernos Panamá, Colômbia, Equador, e Venezuela.

As regiões foram divididas em vice reinados e capitanias gerais. Os vice-reinados possuíam uma importância econômica elevada, enquanto as capitanias gerais possuíam uma maior importância estratégica e militar. A Argentina localizava-se no vice-reinado do Rio da Prata.

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.