Quais países foram colônias?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

O Canadá foi colonizado pelos ingleses e franceses. O Brasil foi colonizado pelos portugueses. Os países de língua espanhola da América (Argentina, México, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, entre outros) sofreram colonização espanhola.

As colônias surgiram com a migração — os territórios ocupados ainda não eram habitados. Mas, com o aumento da população, a colonização passou a ser a dominação de um povo sobre outro. Foi assim que o Império Romano conquistou grande parte da Europa e acumulou o máximo de poder por volta do ano 117.

Um dos países que não foram colonizados por europeus é a Coreia.

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.

O Saara Ocidental foi catapultado a uma guerra que fez com que parte de sua população fosse expulsa de seu território e tivesse de encontrar abrigo na Argélia. Vivendo em campo de refugiados, os saaraui constituíram a RASD (República Árabe Saaraui Democrática) e formaram um governo no exílio.

A Nova Zelândia foi o último lugar do mundo a ser descoberto pelos seres humanos. Quando eles chegaram lá, não havia mamíferos: macacos, onças, nem ratos. Praticamente não havia predadores. Por outro lado, eram inúmeras as espécies de pássaros: era o paraíso das aves.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Portugal já comandou império de 14 colônias em quatro continentes. Regiões da África e Ásia foram principais fontes de escravos e pimenta. Conheça a história das colônias, além do Brasil.

O Império Britânico existiu de 1583 a 1997 e possui cerca de 80 colónias, sendo que 66 são, hoje em dia, independentes e 14 são territórios ultramarinos.

Eram elas: Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island, Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Pensilvânia, Delaware, Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.

Das colônias inglesas a primeira a conquistar sua independência é a África do Sul, em 1910 e a última o Zimbábue em 1980.

Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru.

Inglaterra

A Inglaterra se tornou o país líder na nova onda de colonização. O interesse da vez era de conquistar áreas de influência no mundo, nas quais os produtos ingleses pudessem ser consumidos e dominar regiões que pudessem fornecer matérias-primas necessárias para sustentar as indústrias. Todos na América.

Dependência de outras nações
A dívida externa, pouco desenvolvimento de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas por outros países, além de grande desigualdade social, são outros fatores que colocam o Brasil como um país periférico no mundo capitalista.