Quais países estão em guerra atualmente 2022?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Veja alguns deles e suas situações.

  • Etiópia. A Etiópia está em guerra há mais de um ano, com relatos de assassinatos de civis e estupros em massa. ...
  • Mianmar. ...
  • Síria. ...
  • Grupos islâmicos espalhados pela África. ...
  • Haiti.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Na atualidade, a guerra da Rússia e Ucrânia é foco, mas no mundo há, ao menos, outros 10 conflitos armados ocorrendo.

'Historiadores dirão que momento atual foi o início da 3ª Guerra Mundial', diz pesquisador. Quando olharem para o dia 24 de fevereiro de 2022, os historiadores do futuro deverão dizer que ali teve início não só a invasão do território ucraniano por tropas da Rússia, mas a Terceira Guerra Mundial.

Resumo sobre a Terceira Guerra Mundial
A guerra entre Rússia e Ucrânia, que eclodiu em 2022, fez ressurgir o temor de uma Terceira Guerra Mundial. Uma nova guerra em escala mundial aconteceria mediante o uso de armas nucleares, conforme alguns analistas preveem.

Veja alguns deles e suas situações.

  • Etiópia. A Etiópia está em guerra há mais de um ano, com relatos de assassinatos de civis e estupros em massa. ...
  • Mianmar. ...
  • Síria. ...
  • Grupos islâmicos espalhados pela África. ...
  • Haiti.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

Esse país poderia invadir e dominar os vizinhos. Um mundo sem Forças Armadas, portanto, não estaria em equilíbrio. A partir desse ponto de vista, a decisão mais adequada a um país é também estar armado. Essa escolha antecipa a possibilidade de ser ameaçado ou mesmo invadido por um vizinho mais forte.

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

A tensão entre a Rússia e Ucrânia vinha aumentando desde 2014, com a anexação da península da Crimeia por Moscou, a deflagração de conflitos separatistas na região de Donbass e a eleição do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, não-alinhado ao Kremlin, em 2019.

É o caso do conflito do Iêmen, que já dura pelo menos 11 anos.
...
Confira abaixo sete conflitos que nem sempre aparecem com proeminência no noticiário, mas que têm provocado sofrimento humano em grande escala.

  • Etiópia. Reuters. ...
  • Iêmen. EPA. ...
  • Mianmar. ...
  • Haiti. ...
  • Síria. ...
  • Militantes islâmicos na África. ...
  • Afeganistão.

A resposta a essa pergunta é não. O Brasil não integra a Otan, que é uma aliança formada por 30 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e França (veja lista completa abaixo).

O Brasil pode até manter boas relações com a Rússia, como faz a Turquia, por exemplo, que é membro da Otan, mas que tem bom relacionamento com Moscou e ainda fornece equipamentos militares para a Ucrânia se defender.

Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.

Agora, mesmo com tantas ogivas sob controle de cada país, uma guerra nuclear é considerada improvável. "Uma guerra nuclear é altamente improvável. Isso não significa, no entanto, que um conflito armado convencional entre Estados específicos não venha a acontecer.

Quem pode ser convocado em caso de guerra
De acordo com o decreto-lei 1.187/1939 que estabelece o Serviço Militar, todo brasileiro maior de 18 anos e até a idade que o governo fixará pode ser chamado a prestar serviço em defesa na Pátria.

6º, será exigida até os 30 anos de idade, completos. § 3º Em caso de guerra externa, ou para manter a integridade nacional, todo brasileiro maior de 18 anos e até uma idade que o Governo fixará em consequência das circunstâncias da ocasião, poderá, ser chamado a prestar serviço em defesa da Pátria. Art.

Também há conflitos envolvendo terroristas insurgentes – que lutam contra o poder estabelecido – em vários países africanos, como Mali, Nigéria, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, entre outros. A mesma insurgência também pode ser vista no Iraque, em meio a agitação política após o fim da guerra com os EUA.

A guerra da Ucrânia completou um ano no fim de fevereiro, com a perspectiva de seguir se arrastando ao longo de 2023 e ameaças de Moscou de uma retomada de territórios. O governo russo também tem dado indícios de uma possível parceria com a China.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.