Quais países da Europa são liderados pela esquerda?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Partidos Membros

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

A Declaração de Princípios e Programa do Partido Socialista foram aprovados em agosto de 1973 e resultaram de diversas contribuições de militantes e simpatizantes do interior e do exterior.

Partidos comunistas em países oficialmente comunistas

  • China - Partido Comunista da China.
  • Coreia do Norte - Partido dos Trabalhadores da Coreia.
  • Cuba - Partido Comunista de Cuba.
  • Laos - Partido Popular Revolucionário do Laos.
  • Vietname - Partido Comunista do Vietnã

A extrema-direita cresce no vácuo da incapacidade dos liberais e dos partidos de centro-esquerda de resolver problemas básicos das sociedades: desemprego, estagnação da renda, pobreza e desigualdade, saúde, educação, habitação, imigração, inflação, preços da energia e dos alimentos e crise ambiental.

O Partido Comunista da Venezuela, mais conhecido como PCV, é um partido político venezuelano fundado em 5 de março de 1931, sendo atualmente a agremiação partidária mais longeva do sistema político venezuelano.

São países socialistas: a República Popular da China, Cuba, Coreia do Norte, República Democrática Popular do Laos e Vietnã. Lembrando que de todos eles, somente Cuba tem todas as reais características de um país socialista. China.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

O Bloco de Esquerda (BE) tem representação parlamentar desde 1999. A partir das eleições legislativas de 2015, o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) passou a ter representação parlamentar. Com as eleições legislativas de 2019, CHEGA, Iniciativa Liberal e LIVRE entraram na Assembleia da República, com um deputado cada.

LISBOA — Quase dois meses após a dissolução do Parlamento, Portugal decide nas eleições legislativas antecipadas de domingo se vira à direita ou segue com governo de centro-esquerda. Em caso de derrota, o primeiro-ministro António Costa prometeu que deixará a liderança do Partido Socialista (PS), de centro-esquerda.

Os países que fazem parte da Europa Ocidental, como o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, possuem de maneira geral economia desenvolvida.

capitalista: Islândia, irlanda, reino unido, chipre, bélgica, Luxemburgo, frança, espanha, portugal, turquia, bélgica, Itália, suíça, áustria, países baixos, noruega, Dinamarca, Finlândia, suécia, republica federal da Alemanha.

A política socialista tem uma orientação tanto internacionalista quanto nacionalista; organizada por meio de partidos políticos e contra a política partidária; às vezes coincidindo com os sindicatos e outras vezes independentes e críticos deles; e presente em países industrializados e em desenvolvimento.

Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, inspirado no castrismo, guevarismo e gramscismo e, após sua vitória na eleição presidencial de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a chamada Revolução Bolivariana.

O PCC tem actualmente 90,59 milhões de membros, tornando-o o segundo maior partido político do mundo depois do partido indiano Bharatiya Janata.

O modelo nórdico (também chamado de capitalismo nórdico ou social-democracia nórdica) compreende as políticas econômicas e sociais dos países nórdicos (Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia).

História. Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa, de 1789, e o subsequente Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda.

Partidos de esquerda radical
Em primeiro lugar, a extrema-esquerda rejeita a estrutura socioeconómica subjacente ao capitalismo contemporâneo. Em segundo lugar, defendem estruturas económicas e de poder alternativas que envolvem a redistribuição de recursos das elites políticas.