Quais países criaram o Pix?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Brasil

Qual o país que criou o Pix? O Pix foi criado no Brasil, pelo Banco Central, como um sistema de transferência instantânea. Por isso, só pode ser usado por clientes de instituições financeiras que operam no país.

Ou seja, agora os Estados Unidos têm, sim, um sistema parecido com o Pix. Com previsão para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, o serviço visa eliminar os atrasos frequentes nas transferências de dinheiro, permitindo que os norte-americanos realizem transações de envio e recebimento em segundos.

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Os criminosos usam diferentes meios de mensagem como e-mails, SMS ou redes sociais para oferecerem falsos cadastros no Pix, e acabam levando os usuários a fazer o download de algum arquivo malicioso e desta forma infectar o dispositivo com um malware.

Na Inglaterra existe o Faster Payments, um sistema semelhante ao Pix que foi lançado em 2008 com o objetivo de tornar os pagamentos digitais mais rápidos em todo o Reino Unido. Porém, os bancos não são obrigados a aderir ao serviço como no Brasil.

O nosso Pix faz parte de um movimento muito maior de transformação das finanças em todo mundo para que sejam mais simples e orgânicas. E, entre os países que também já colocaram na rua seu modelo, está o México, onde os pagamentos instantâneos são viabilizados pelo CoDi — sigla para Cobro Digital.

BC do Brasil copiou PIX de Portugal, que se chama MB Way.

O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.

Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.

A resposta para essa pergunta é não! Hoje em dia não existe a possibilidade de realizar transferências internacionais via Pix. Pix para transferências ao exterior chega até 2023, diz Banco Central.

Carlos Eduardo Brandt

Ele se tornou bastante conhecido por ser o criador do PIX. Desse modo, Carlos Eduardo Brandt entrou para a lista da Bloomberg das 50 pessoas mais influentes do ano de 2021.

Pix is an informal way of spelling pics meaning 'photographs' or 'films'.

2020

Banco Central

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

Algumas das funcionalidades do PIX podem ser encontradas em Portugal nas seguintes alternativas: MB WAY; PayPal; Soluções digitais dos próprios bancos; Wise; MB WAY. Em Portugal, o MB WAY é o sistema que tem mais semelhanças e pontos de contacto com o PIX.

Entretanto, ele ainda possui um limite importante: ele só pode ser realizado entre contas sediadas no Brasil. Isso significa que um brasileiro não consegue usar a ferramenta para realizar pagamentos ou receber depósitos de alguém que mora nos Estados Unidos ou na Europa. É aí que entraria o “Pix Internacional”.

Atualmente, é possível enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, de forma legal, por meio de: Plataformas online; Bancos; Correios. Tem como fazer Pix do exterior para o Brasil? Hoje em dia não existe a possibilidade de realizar transferências internacionais via Pix.

Banco Central dos EUA lança “Pix” no país, batizado de FedNow.