Quais países correspondem atualmente a terra de Canaã?

Perguntado por: amaldonado2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.

Já se sabia que, há milhares de anos, os cananeus viveram em uma parte do mundo que, hoje, corresponde a Israel, Palestina, Líbano, Síria e Jordânia. Lá, estabeleceram uma cultura influente no Oriente Médio e arredores.

Eles são os ancestrais da população atual do Líbano. Mais de 90% da ascendência genética dos libaneses atuais vem dos cananeus fenícios.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Por conta disso, ele passou a ser maltratado pelos seus iguais e, depois de anos de sofrimento e humilhação, acabou fugindo para viver sozinho, como nômade. É assim que ele acaba cruzando o caminho dos hebreus e torna-se, com o tempo, um aliado do exército de Israel.

A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas. Como inva- sores, somente os israelitas.

Quando a região de Canaã enfrentou um grande período de seca e fome, os herdeiros do patriarca transferiram-se em definitivo para o Egito. Por lá, foram transformados em escravos por um período de 400 anos.

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

Uma janela sobre o mundo bíblico
A distância do Egito a Canaa é de 425 Km. aproximadamente.

Os genes dos indivíduos cananeus se revelaram uma mescla de povos locais neolíticos e migrantes do Cáucaso, que começaram a chegar à região por volta do início da Idade do Bronze.

Baal

Através de uma cuidadosa leitura dos textos encontrados em Ugarit28 é possível perceber que Baal era considerado a divindade heroica da religião cananeia. Era conhecido como o deus da tempestade que enviava a chuva e fazia o grão crescer.

Por que a cidade de Jericó foi destruída? Uma dúvida muito comum é sobre o porquê a cidade de Jericó foi destruída. A história conta que, depois de derrubarem ao altos e largos muros, o povo de Israel avançou pelo território, matando homens, mulheres, crianças e até animais.

Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã.