Quais países ainda são colônias nos dias atuais?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Atualmente, 16 territórios no mundo são considerados colônias (Anguilla, Bermudas, Gibraltar, Guam, ilhas Caimão, ilhas Malvinas, Turks e Caicos, ilhas Virgens Britânicas, ilhas Virgens Americanas, Monserrate, Nova Caledônia, Pitcairn, Saara Ocidental, Samoa Americana, Santa Helena e Tokelau), ainda que a denominação ...

Países como a própria Inglaterra e a Irlanda são possessões do Reino Unido. Outros são ex-colônias inglesas que mantiveram a rainha britânica como chefe de Estado, como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia.

As colônias se encontravam na Oceania, Américas, Ásia e África. Apesar de aparentemente ser algo arcaico, ocorre até os dias atuais, existem hoje 16 territórios com configuração colonial.

Na América países como: México, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai foram povoados por espanhóis. Exceto o Brasil que foi ocupado por portugueses que também ficaram com outros países da África; Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, etc.

O Império Britânico existiu de 1583 a 1997 e possui cerca de 80 colónias, sendo que 66 são, hoje em dia, independentes e 14 são territórios ultramarinos.

Dezesseis deles estão sob jurisdição da França, 15 da Grã-Bretanha, 14 dos Estados Unidos, seis sob jurisdição da Austrália, três da Nova Zelândia, três da Noruega, dois da Dinamarca e dois da Holanda.

Beirute (Líbano) De 7 a 8 milhões de brasileiros são de origem libanesa, a maior colônia no mundo, o que faz o Líbano guardar a memória afetiva de muitos dos que estão no Brasil.

Colono – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entre eles estão Gibraltar, Guam, Ilhas Malvinas, Santa Helena e Saara Ocidental.

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

Antígua e Barbuda

O último país a se tornar independente na América do Sul foi Antígua e Barbuda. Antígua e Barbuda tornou-se independente em 1 de novembro de 1981, admitido nas Nações Unidas e na Commonwealth.

Pôr-do-sol nas Ilhas Cayman.
Barbados finalmente cortará laços com a monarquia britânica, após anos de tentativas A rainha Elizabeth II é a chefe de Estado oficial da antiga colônia há muito tempo. Mas, em 30 de novembro, a “Pequena Inglaterra” do Caribe passará a ser uma república livre de monarcas.

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.

No Brasil, o rei dividiu a faixa litorânea em 15 lotes, 14 capitanias e entregou-as a 12 donatários, nobres portugueses que tinham a posse útil das terras. A posse das capitanias era passada aos descendentes dos donatários e estes donatários podiam entregar pedaços de terras, as chamadas sesmarias, para terceiros.

Também chamadas de treze colônias britânicas ou treze colônias americanas, as treze colônias eram formadas pelos seguintes estados: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Geórgia, Rhode Island, Massachusetts, Mayland, New Hampshire, Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Virginia.

- Holambra - SP- colonização holandesa; - Caxias do Sul - RS - colonização italiana; - Paraty - R J - colonização portuguesa; -Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.

Podemos citar diversos exemplos de colônias, sendo algumas fixas e outras móveis. Como exemplo de uma colônia com capacidade de movimentação, podemos citar a caravela-portuguesa, enquanto os corais são exemplos de colônias fixas.

As colônias são um exemplo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos da mesma espécie. Nessa relação, todos são beneficiados, sendo considerada, portanto, uma relação harmônica. Nas colônias, todos os indivíduos unem-se fisicamente e trabalham juntos para garantir a sua sobrevivência.