Quais pacientes vão para CTI?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

O CTI recebe pacientes com doenças graves ou potencialmente graves. Importante ressaltar que o atendimento é feito àquelas pessoas passíveis de tratamento, ou seja, que tenham chances de melhora.

CTI é a sigla de Centro de Tratamento e Terapia Intensiva e consiste numa área especial do hospital onde ficam os pacientes em estado grave, com a necessidade de terem todos os seus sinais vitais monitorados continuamente.

Somente os profissionais de saúde podem permanecer no CTI e, normalmente, o CTI é encontrado em hospitais menores. A UTI é a Unidade de Tratamento Intensivo onde pacientes com graves problemas que precisam de cuidados e supervisão constante são internados.

As definições atuais de internação prolongada variam (sete, dez ou 14 dias) conforme o perfil das unidades e dos pacientes.

permitido realizar visita diária aos pacientes, utilizando o crachá identificado com o nº do leito na UTI, sendo colocado em local visível. Ao término da visita, o crachá deverá ser devolvido no mesmo local onde foi retirado. Ao entrar na UTI para a visita é necessário desligar o aparelho celular.

A visita é limitada a uma pessoa durante o período máximo de 1 hora. Para os pacientes atendidos nos ambulatórios, é permitido apenas um acompanhante nos casos previsto em lei.

Segundo a RESOLUÇÃO CFM Nº 2271/2020 no seu Anexo 01 “Define- se como paciente crítico ou gravemente enfermo aquele que apresenta instabilidade ou risco de instabilidade de sistema vital com risco de morte.

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) é um setor dentro do hospital que acolhe pacientes graves e seus familiares. Nossa intenção é proporcionar um atendimento de qualidade que envolve não só técnicas e protocolos baseados em evidência como também acolhimento e cuidado espiritual.

Uma das explicações é que, ao longo da internação, os pacientes recebem uma quantidade grande de líquidos. Esses líquidos podem ser administrados diretamente dentro das veias (soro fisiológico, medicamentos, etc) ou através do estômago (água presente na dieta).

São os pacientes clínicos com problemas graves o suficiente para demandarem esse cuidado mais próximo – e ir para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Entram aí os casos de infarto, arritmias, insuficiência respiratória e septicemia (infecção generalizada).

Cenários em que há falta de leitos, sobrecarga na UTI e pronto-socorro, tendem a comprometer a assistência na enfermaria. Principalmente porque, nessas situações, pacientes em estado grave precisam ser realocados para esses espaços, que não possuem a estrutura necessária para cuidados intensivos.

A UTI é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas.

São destinadas ao atendimento de pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Posso usar celular na UTI ? O uso de celular na UTI por pacientes não é permitido, devido a possível exposição de outros pacientes. No entanto, usamos chamadas de vídeo realizadas pela própria equipe para que os pacientes possam entrar em contato com seus familiares.

Caso gravíssimo. O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte.

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A terapia intensiva destina-se ao cuidado de pacientes críticos ou com alto nível de dependência. Assim, ela inclui a tecnologia para o suporte à vida e o manejo de falências graves.

As pacientes internadas na Semi-Intensiva são monitoradas para checar pressão, batimentos cardíacos e respiração, mas não fazem uso de medicamentos para manter a pressão ou o fazem em baixas doses.