Quais ossos fazem parte da constituição do septo nasal?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os principais componentes do septo nasal são a lâmina perpendicular do etmoide, o vômer e a cartilagem do septo. A fina lâmina perpendicular do etmóide, que forma a parte superior do septo nasal, desce a partir da lâmina cribriforme e continua superiormente a essa lâmina como a crista etmoidal.

Quando a ossificação do osso nasal está atrasada, deve-se classificar como osso nasal ausente ou hipoplásico e, quando a ossificação está presente e compatível com o tempo da gestação, a classificação é de osso nasal presente.

O septo nasal é a parede que separa o nariz em duas cavidades. É formada por cartilagem na parte anterior e osso na posterior, recobertas por uma mucosa. O desvio do septo nasal está presente em 85% das pessoas em diferentes graus.

Ele é formado por uma parte óssea e uma parte cartilaginosa móvel flexível. Os principais componentes do septo nasal são a lâmina perpendicular do osso etmoide, o vômer e a cartilagem do septo. A fina lâmina perpendicular do etmoide, que forma a parte superior do septo nasal, desce a partir da lâmina cribriforme.

no meio do nariz. Numa anatomia ideal, essa parede deve estar. exatamente no meio entre as duas narinas.

São eles: prócero, quadrado do lábrio, nasal e o depressor do septo e da asa do nariz.

Ossos da face: ossos nasais
Se articulam com o osso frontal, através da sutura frontonasal, e com a maxila através da sutura naso maxilares.

Os ossos pneumáticos estão situados no crânio: frontal, maxilar, temporal, etmóide e esfenóide.

Septo nasal

Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra.

A estrutura cartilaginosa é baseada na cartilagem quadrangular. Na junção das porções óssea e cartilaginosa do septo, o pericôndrio e o periósteo não são contíguos — entre as duas camadas, há densas fibras decussantes.

Ele é dividido em duas regiões: a região externa denominada nariz externo e a região interna denominada cavidade nasal. É ele que prepara o ar para que seja recebido pelo organismo. Além disso é o responsável pela percepção dos odores.

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

Osso móvel em forma de U que fica na parte anterior do pescoço na altura da terceira VÉRTEBRA CERVICAL. O osso hioide fica suspenso pelos processos do OSSO TEMPORAL por ligamentos, e é firmemente aderido à CARTILAGEM TIREÓIDEA por músculos.

A cavidade nasal, na realidade, é formada por duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas entre si por uma parede cartilaginosa. Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar.