Quais os vermes que atacam o estômago?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

O albendazol é um medicamento anti-helmíntico (helmintos são um tipo de verme) e antiparasitário de amplo espectro indicado para eliminar diversos tipos de vermes e parasitas, principalmente aqueles que vivem no intestino.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Verminose ou parasitose intestinal é a condição na qual um parasito invade o sistema gastrointestinal e fica aderido à parede dos intestinos, passando a viver, se alimentar e se reproduzir. Os principais grupos de parasitos intestinais são os protozoários e os helmintos.

O que são? Parasitose é a infeção que se desenvolve a partir da presença de um volume anormal de parasitas intestinais (que incluem diversos tipos de micro-organismos). A principal forma de contaminação é a via fecal-oral a partir da água ou alimentos contaminados.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

O exame parasitológico pode indicar tanto a presença de protozoários que não estabelecem uma relação de parasitismo com o hospedeiro, como de vermes causadores de doenças e que precisam ser tratados.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

É necessário fazer uma investigação e depois uma desintoxicação de parasitas. Existem vermífugos específicos para o tratamento das verminoses, bastando tomar segundo a prescrição do médico. Alguns deles são polivalentes, isto é, agem contra diversos tipos de vermes.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Retribuem com doenças (verminoses), entre elas a esquistossomose, também conhecida por barriga-d'água, uma das mais disseminadas em regiões tropicais e precárias. Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis. Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.

São eles: dores abdominais, inchaço, diarreia, comichão anal, anemia e obstrução intestinal. Os parasitas não atacam exclusivamente o intestino. Eles podem prosperar noutros lugares do corpo, como nos pulmões, por exemplo. Quando isso acontece, a pessoa desenvolve sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar.