Quais os veículos são obrigado a usar o tacógrafo?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Sim, o uso do tacógrafo é obrigatório por lei nos veículos de carga com peso bruto acima de 4.563 quilogramas e em veículos de passageiros com mais de 10 lugares. A exigência do aparelho e a fiscalização do mesmo são disciplinados pelo Código de Trânsito Brasileiro e por demais resoluções.

Acompanhe, a seguir.

  • Tacógrafo analógico. Como já citamos, é o mais barato e mais usado até o momento. ...
  • Tacógrafo mecânico. Esse modelo é uma variação do modelo analógico. ...
  • Tacógrafo analógico eletrônico. ...
  • Tacógrafo digital.

PRF flagra caminhoneiros em excesso de velocidade mas não multa porque radares não funcionam e não pode punir pelo tacógrafo.

pode. se por acaso houver.

A fiscalização das condições de funcionamento do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos em que seu uso é obrigatório, será exercida pelos órgãos executivos do Sistema Nacional de Trânsito.

Fiscalização por tacógrafo
O equipamento consiste em discos de papel carbonado os quais são marcados por agulhas e determinam as medidas de tempo e de distância rodada pelo veículo. Também há o modelo digital que conta com uma impressora para imprimir os dados em caso da fiscalização.

Informamos que o Certificado de Verificação Subsequente do Cronotacógrafo possui vigência de 2 anos e é válido em todo o território nacional.

Para verificar se há uma possível irregularidade, basta acessar o site http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar e digitar a placa. Caso apareça “ Nenhum documento encontrado para os dados informados.”, significa que existe total irregularidade.

Técnico de Tacógrafo - O que faz, Salário, Carreira | Catho.

A frota reserva é para casos de manutenção programada, quebra de serviço e eventuais acidentes e representa em torno de 10% da frota operacional.

O tacógrafo ou cronotacógrafo é um equipamento obrigatório para os veículos de carga ou passageiros que registra instantânea e inalteravelmente a velocidade e o tempo do meio de transporte. A exigência do aparelho e a fiscalização do mesmo são disciplinados pelo Código de Trânsito Brasileiro e por demais resoluções.

Passo a passo para recorrer de uma multa
Assim que receber a notificação, o motorista deve preencher o Formulário de Recurso disponibilizado pelo site do Detran de seu Estado. É no documento que o condutor apresenta a razão pela qual acredita que a multa é injusta.

Radares de velocidade funcionam 24h, mas não significa que monitorem o tempo todo. Isso acontece porque os órgãos de trânsito podem definir horários específicos, de acordo com a necessidade. Algumas vias, onde seja proibido o tráfego entre 05h e 08h, por exemplo, podem ter o monitoramento desligado durante o período.

Em velocidades até 100 km/h, a tolerância é sempre a mesma, fixa, de 7 km/h, Ou seja, num trecho onde a máxima é de 30 km/h você pode passar até 37 km/h sem ser multado. Se a máxima é de 90 km/h você pode ir até 97 km/h. Mas acima de 100 km/h muda a regra. E aí a tolerância passa a ser de 7%.