Quais os veículos que mais impactam a qualidade do ar justifique suas respostas?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

Em todo o mundo, o setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Especificamente, as emissões dos veículos são uma fonte significativa de partículas finas e óxidos de nitrogênio, as principais causas da poluição do ar urbano.

O combustível que é mais poluente para atmosfera da terra é o diesel, de modo que sua combustão temos a maior liberação de gases que são nocivos a nossa camada de ozônio e a saúde humana, como os veículos que mais utilizam diesel temos os ônibus e caminhões, e esse estão presentes em larga escala principalmente em ...

O Kwid tem o selo A de proficiência e economia do Inmetro. Conhecido por sua praticidade e tecnologia, o veículo faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol dentro da cidade e emite 86 g/km de CO2 e 0,2 g/km de CO.

O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.

O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.

São identificadas como maiores fontes desse tipo de poluição: as fábricas; as usinas termelétricas; os veículos automotores, principalmente aqueles que empregam combustíveis derivados do petróleo, como gasolina e óleo diesel.

Atividades humanas

  • Industrialização.
  • Queimadas.
  • Veículos e queima de combustíveis fósseis.
  • Mineração.
  • Uso de aerossóis.
  • Produção de energia elétrica.

Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.

Além do mais, os próprios carros são responsáveis por uma grande produção de dejetos, como restos de óleo e até pedaços da lataria. O lixo somado à falta de planejamento de algumas vias resultam no entupimento de bueiros, uma das principais causas de enchentes que tanto assolam as cidades.

O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.

Esses poluentes afetam diretamente o meio ambiente, provocando vários problemas ecológicos (efeito de estufa, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, etc.), o homem, que também faz parte desse meio, tem sua saúde afetada, pois doenças respiratórias crônicas e alérgicas, como a bronquite e rinite, são uma das ...

etanol

O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.

São eles a bicicleta, o metrô, o carro elétrico e, o mais sustentável de todos, o velho hábito de andar a pé. A bicicleta e a caminhada são os melhores porque, além de não emitirem nenhum tipo de poluente, são benéficos à saúde.

Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir. Dos três combustíveis vendidos no posto, o etanol é o que menos produz gas carbônico — diz Ferrari.