Quais os vasos que são exceção?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

As artérias pulmonares, por exemplo, são exceção e garantem o transporte de sangue rico em gás carbônico. As artérias transportam um sangue sob alta pressão. Isso acontece, pois elas partem do coração, ao bombear o sangue o impulsiona sob a forma de um fluxo rápido.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.

Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos animais, principalmente em cordados, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares.

Quando a bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia.

Principais tipos de vasos

  1. Vasos de Cerâmica. Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. ...
  2. Vasos de Plástico. Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. ...
  3. Vasos de Cimento. ...
  4. Vasos de Madeira. ...
  5. Vasos de Vidro. ...
  6. Vasos de Polietileno.

Vasos de ouro, de prata, de pau e de barro. Talvez se nós fossemos escolher algum deles certamente escolheria o vaso de ouro. Porém Deus escolheu colocar o seu tesouro nos vasos de barro para que a excelência do poder não seja do vaso, mas do Senhor.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Os vasos sanguíneos são de três tipos básicos: veias, artérias e capilares. Veias: levam ao coração sangue vindo do corpo. Suas paredes são mais finas que as artérias. Artérias: levam sangue do coração a todo o corpo.

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.

O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo.

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

As veias superficiais são as que ficam entre a pele e a fáscia muscular, uma capa inelástica que recobre os músculos. As veias profundas são as encontradas abaixo da fáscia muscular e as perfurantes são vasos que comunicam o sistema superficial com o profundo.

As artérias superficiais originam de artéria muscular e se destinam à pele, sendo de calibre reduzido e distribuição irregular. Já as artérias profundas são quase as totalidades e assim elas se encontram protegidas, pois são profundas. Elas apresentam “filia” (atração) pelos ossos e “fobia” (medo) pela pele.

VASOS DE HONRA E DESONRA:
Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus. Aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus espiritual e perfeito, pelo pecado passou a ser um vaso de desonra.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente.

Un elemento de vaso é um dos tipos de células encontrados no xilema, o tecido condutor de água das plantas. Os elementos de vaso são tipicamente encontrados nas angiospérmicas, mas estão ausentes na maioria das gimnospérmicas, como as coníferas.

Vaso sanitário de compostagem fixo
O vaso de compostagem fixo funciona da mesma forma que o vaso seco solto, porém fica fixo no local. Existe também nesse caso um tratamento que transforma os dejetos em adubo, que pode ser usado em hortas ou plantações em geral.