Quais os túmulos funerários utilizados pela nobreza do Egito antigo?

Perguntado por: hcarvalho4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Mastaba é um túmulo egípcio. Os egípcios começaram a construir túmulos desde a primeira dinastia do período arcaico. As Mastabas eram as edificações para abrigar os cadáveres que precederiam as famosas pirâmides.

As mais famosas são as Três Grandes Pirâmides de Gizé, mas existem várias outras. Nessa época, a capital era Memphis, localizada no norte do país, próxima ao que é hoje o Cairo. Com o tempo, o costume de usar pirâmides como tumbas caiu em desuso e os egípcios encontraram outros meios de sepultar seus faraós.

As pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos faraós. Há 123 pirâmides catalogadas, no entanto, as três mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé.

Um túmulo, jazigo ou sepultura, é o lugar onde as pessoas são colocadas quando morrem, e por extensão, a qualquer forma de monumento erguido logo acima da terra.

Quais os tipos de túmulos?

  • Túmulo de granito. O granito é um material que possui alta durabilidade, porosidade e resistência. ...
  • Túmulo de mármore. ...
  • Túmulo de cerâmica. ...
  • Túmulo sobre o solo em cemitério vertical. ...
  • Túmulo em cemitério horizontal. ...
  • Túmulo em cemitério jardim ou parque.

Panga ya Saidi

Na semana passada, cientistas anunciaram terem encontrado o local, que data de cerca de 78 mil anos atrás, onde uma 'Mtoto' — 'criança' em suaíli — foi enterrada em uma caverna chamada Panga ya Saidi, próxima do litoral queniano.

As quatro tumbas foram atribuídas à quinta e sexta dinastias egípcias, entre os anos 2.500 e 2.100 antes da Era Cristã.

o Os Faraós eram enterrados em pirâmides junto com seus pertences. construídas várias armadilhas no interior das pirâmides.

Os egípcios acreditavam que seus deuses também poderiam se manifestar por meio dos animais. Assim, alguns também eram mumificados e até criados com esse propósito. O local de mumificação, normalmente, eram tendas às margens do rio Nilo.

O Vale dos Reis é a necrópole em que descansam numerosos faraós do Império Novo. Foram descobertas mais de 60 tumbas talhadas nas rochas. Na antiguidade, o vale foi chamado de “Ta Iset Maat”, que significa “lugar da verdade”.

Eram as tumbas dos faraós. Sua função era abrigar o sarcófago do faraó até que sua alma voltasse ao corpo. O faraó era enterrado junto com seus móveis, jóias e outros objetos, pois pensava-se que precisaria deles na outra vida.

Monumentos do Egito

  • Pirâmides de Gizé Situadas no Planalto de Gizé, a 18 quilômetros do Cairo, as Pirâmides são os monumentos mais conhecidos do Egito e alguns dos mais antigos do mundo.
  • Vale dos Reis. ...
  • Vale das Rainhas. ...
  • A Grande Esfinge de Gizé ...
  • Khan El Khalili. ...
  • Museu Egípcio do Cairo.

Os Egípcios chamavam ao sarcófago de neb-ankh, "senhor da vida". Por isso davam à confeção do sarcófago uma elevada importância, tal como à sua "morada" construída para o albergar, o túmulo onde seria depositado (o sarcófago).

Os povos antigos acreditavam que os mortos habitariam outras dimensões e por isso colocavam, junto deles, os objetos que mais gostavam, inclusive depositando sobre o túmulo comida e bebida.

Contudo, o novo estudo publicado no Journal of Archaeological Science, aponta que a múmia foi embalsada com óleo vegetal, resina aquecida de árvores coníferas, um extrato vegetal aromático e uma goma vegetal/açúcar. Os elementos foram misturados e usados nos tecidos em que o corpo foi envolvido.

1.2.
Foi somente nos primeiros séculos da nossa era que a palavra assumiu o sentido de necrópole, de campo-santo, campo de descanso eterno, etc.

o túmulo é uma espécie de homenagem feita para a pessoa falecida. Isto é, se refere ao monumento construído e posto acima da sepultura do morto. Geralmente, vem com o nome do ente enterrado, data de nascimento e morte, além de conter dizeres.

O túmulo é o local em que o corpo ou restos mortais de uma pessoa é colocado quando ela morre. O seu tamanho e formato variam, podendo ser uma forma de homenagem póstuma. Ele pode ficar inteiramente ou parcialmente no subsolo em um cemitério.

As três pirâmides de Gizé mais importantes Quéops, Quéfren e Miquerinos. Além dessas, há muitas outras pirâmides menores.