Quais os três tipos de tintas?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

No geral, existem 6 tipos de tintas para usar no seu projeto:

  • Látex PVA;
  • Tinta Acrílica;
  • Tinta Lavável;
  • Tinta Epóxi;
  • Tinta Inodora;
  • Esmalte Sintético.

Acompanhe este texto e descubra as principais informações sobre os 5 tipos mais usados de tintas para desenho!

  1. Guache. A tinta guache é uma tinta mais simples de ser trabalhada. ...
  2. Aquarela. ...
  3. Acrílica. ...
  4. Óleo. ...
  5. Nanquim.

No Brasil, existem oficialmente três categorias: as tintas Econômica, Standard e Premium. Isso significa que, de acordo com as normas brasileiras, especificamente a NBR 15079, os fabricantes das diferentes marcas apenas estão autorizados a produzir e a comercializar tintas que se enquadrem em uma dessas categorias.

Tipos de tinta são definidos pela sua composição, que determina para qual tipo de superfície cada uma é indicada. Existem tipos de tinta recomendadas apenas para paredes internas, outras para ambientes com mais umidade e até aquelas que não têm cheiro, ideal para reformas rápidas.

A composição básica das tintas em geral conta com um pigmento (partículas bem reduzidas responsáveis pela cor), um agente de suspensão e uma substância adesiva (para a tinta se manter fixa).

Tinta látex acrílica

  • fosco: ideal para disfarçar irregularidades das paredes, ela não tem brilho e traz uma aparência uniforme;
  • acetinado: tem um brilho médio e garante boa resistência à umidade e ao mofo;
  • semibrilho: proporciona brilho e reflexo. Ideal para janelas e portas.

Tintas, em geral, é uma composição líquida, geralmente viscosa, com uma dispersão de partículas sólidas. Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos.

Melhores marcas de tinta

1Suvinil
2Luxens
3Coral
4Corion
5Iquine

A tinta acrílica é uma tinta sintética, solúvel em água e de secagem rápida que pode ser aplicada em camadas mais finas ou mais grossas na parede. Sua versatilidade permite o uso em áreas externas ou internas e em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.

Marcas como Suvinil, Tintas Coral e Sherwin-Williams são muito conhecidas, mas qual é a melhor? Para descobrir, a mybest avaliou diversas fabricantes, e como resultado preparamos esse guia onde apresentamos as 10 melhores marcas de tinta segundo nossos critérios de avaliação.

Sabia que a tinta PVA é ótima pra artesanato? Pois é! Isso porque é feita de látex, o que facilita pintar bem materiais como gesso, cerâmica, EVA, papéis, madeira e até isopor. E o legal é que seca rapidinho, dura bastante tempo e tem um acabamento fosco lindo, metálico e até cintilante.

tinta acrílica

Essa tinta é chamada de acrílica por apresentar resina acrílica em sua composição. Essa resina, quando seca, cria uma película que protege a tinta contra sujeira e líquidos. Por não deixar a sujeira grudar, e poder ser molhada, a tinta acrílica é lavável.

Tinta látex: a base de Acetato de Polivinila (PVA), não é lavável, solúvel em água, ideal para ambientes internos, apresenta menor brilho e impermeabilidade. Tinta acrílica: a base de resina acrílica, lavável e solúvel em água, ideal para ambientes externos e internos, apresenta maior brilho e impermeabilidade.

As tintas acrílicas e de látex são, na verdade, feitas a partir de resinas acrílicas. A principal diferença em suas composições, no entanto, reside nas bases que sustentam essas resinas. Como o acrílico possui produtos químicos, é mais elástico que o látex.

A Tinta Epóxi é um tipo de pintura que apresenta alta qualidade e espessura em comparação aos outros tipos de tintas encontradas no mercado. Seu uso não está restrito somente ao piso podendo ser utilizada em paredes e outros tipos de superfícies.