Quais os três tipos de organização matricial?

Perguntado por: ealmeida6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Existem três tipos de organizações matriciais caracterizadas pela distribuição de influência e autoridade entre o gerente funcional e o gerente de projeto. As três estruturas listadas em ordem de crescente influência e autoridade são a matriz fraca, a matriz equilibrada e a matriz forte.

A estrutura matricial se trata de um modelo organizacional que tem como característica a sua flexibilidade em relação a outras estruturas. Essa organização oferece elementos da estrutura funcional, com a existência dos departamentos, e também da divisional, já que tem a ideia da divisão por projetos.

A estrutura organizacional matricial é uma solução para empresas que precisam de uma organização mais fluida e dinâmica, com uma funcionalidade menos enrijecida ou burocrática. Isso porque é uma estrutura que descentraliza a responsabilidade e a autoridade, além de formar equipes com membros de diversas especialidades.

Refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização. Esses três fatores são estreitamente relacionados entre si.

Existem vários tipos de organizações, incluindo: empresas, organizações sem fins lucrativos, organizações governamentais, cooperativas, empresas multinacionais, empresas de propriedade estatal, empresas de propriedade mista. Estes são apenas alguns dos tipos de organizações que existem.

Uma organização matricial é uma estrutura empresarial em que as equipes ficam sob a supervisão de vários líderes. A concepção matricial mantém uma comunicação aberta entre as equipes e pode ajudar as empresas a criar produtos e serviços mais inovadores.

1. Relativo a matriz. 2. Que tem função de matriz ou de órgão de geração (ex.: células matriciais).

O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas. Ha apenas poucos anos atrás, os SIG eram dedicados a uma ou outra estrutura de dados, mas os sistemas atuais integram ambas.

Matricial Balanceada
Essa estrutura é o meio termo entre a estrutura funcional e a projetizada. Nela há um gerente de projetos que não é um gerente funcional e esses gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe continua abaixo dos seus respectivos gerentes funcionais PMI (2017).

Organização matricial forte: uma organização matricial forte fornece ao gerente de projeto igual ou mais poder do que o gerente funcional. Além disso, o gerente de projeto tem controle primário sobre recursos e distribuição de tarefas.

A estrutura organizacional serve para organizar pessoas, fluxos, processos. Por isso, não pode ser um fator que atrapalhe a dinâmica e o ritmo do trabalho na sua empresa. É exatamente por isso que, antes de escolher a estrutura adequada, é necessário ter muito claro os objetivos e as necessidades do seu negócio.

3- Estruturas matricial. Esta estrutura é muito usada tanto por empresas que estão constantemente lançando novos produto e campanhas de marketing, por exemplo, como por aquelas que se estruturam em projetos, mas que acreditam que uma supervisão funcional é necessária e importante.

Os componentes da estrutura organizacional são sistema de responsabilidade (constituído por departamentalização; linha e assessoria; e especialização do trabalho); sistema de autoridade (constituído por amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; centralização/descentralização); sistema de ...

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES. Trata-se do mais conhecido (e mais cobrado) dos tipos de departamentalização para concursos. ...
  • POR CLIENTES OU CLIENTELA. ...
  • POR PROCESSOS. ...
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS. ...
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. ...
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS. ...
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL. ...
  • CONCLUSÃO.

Existem três níveis de influência organizacional relacionados à hierarquia e ao organograma de uma empresa. São eles os níveis institucional, gerencial e técnico. É importante entender como cada uma dessas áreas funcionam para gerenciar com sucesso esse conceito na organização.

Existem 3 tipos de estruturas nas organizações, estrutura organizacional funcional, estrutura organizacional projetizada e estrutura organizacional matricial. O objetivo desse post é demonstrar as características e classificações das estruturas organizacionais, com maior foco na estrutura matricial.

Conceito de Organização Informal
Alguns exemplos são os grupos das cartas, da caça ou da pesca ou ainda o grupo que normalmente almoça junto e cujos membros se relacionam entre si informalmente qualquer que seja a sua posição hierárquica no interior da organização.